Para Kobayashi, carro e compromisso foram segredos para pole das 6 Horas de SP

Piloto da Toyota alertou para riscos da prova do fim de semana em Interlagos

Por Emanuel ColombariGabriel Alberto

Kamui Kobayashi nas 6 Horas de São Paulo 2024
Emanuel Colombari/Band

Um carro competitivo e o compromisso dos pilotos foram os segredos para a pole position da Toyota nas 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira da temporada 2024 do WEC.

Pelo menos, segunda a avaliação de Kamui Kobayashi, piloto da equipe japonesa responsável pela conquista do primeiro lugar no grid da prova. Para ele, é preciso encontrar o equilíbrio entre tirar o máximo do carro e não cometer erros.

“Para ter a hiperpole e a pole para amanhã (14), você precisa ter o melhor carro. E um grande compromisso como piloto. Obviamente, se você pisa fundo, você pode cometer um erro, perder décimos e a pole. O carro precisa estar ótimo”, analisou Kobayashi em entrevista coletiva após a classificação deste sábado (13).

“É muita pressão, mas é o que você faz como piloto em qualquer categoria, mesmo no kart. Você precisa ter o melhor carro e muito compromisso”, completou.

No caso da Toyota, o carro da temporada 2024 vem se mostrando competitivo. O time venceu as 6 Horas de Ímola (segunda etapa da temporada) e pegou o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans. Após quatro etapas, a marca nipônica soma 96 pontos e ocupa o terceiro lugar no campeonato de hipercarros, atrás de Porsche (108) e Ferrari (99). 

Segundo Kobayashi, as características da pista de Interlagos devem tornar a disputa por posições ainda mais arriscadas ao longo da prova deste fim de semana. “É difícil ultrapassar nesta pista, mas você precisa ultrapassar”, disse. “Você precisa correr riscos, ao mesmo tempo em que é fácil cometer erros”, reforçou. 

Ao longo da entrevista, Kobayashi elogiou o carro e destacou características da pista. Fez questão também de lembrar as baixas temperaturas do fim de semana em São Paulo – a previsão é de mínimas de 13 graus no sábado e no domingo, com máxima de 25 graus para o dia da corrida.

Mesmo assim, acredita que o frio não deve atrapalhar. “Acho que a temperatura da pista é condição similar parra todo mundo. Se estamos sofrendo, todo mundo está sofrendo também”, aposta. 

Curiosamente, coube a Toyota conquistar a pole position da primeira edição das 6 Horas de São Paulo, em 2012. Na ocasião, o austríaco Alexander Wurz assegurou a primeira posição. A parceria entre Wurz e o francês Nicolas Lapierre venceria a prova em Interlagos.

Mas a coincidência não empolga muito Kobayashi em 2024. “Eu não estava aqui”, brincou o japonês, que recebeu os cumprimentos do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, ao final da entrevista coletiva.

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