A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro provocou a primeira mudança no topo da tabela desde abril, quando o Botafogo assumiu a liderança na 3ª rodada. Agora, a apenas 4 jogos do fim da competição, o Palmeiras é o novo líder e mexeu nas chances de título.
Em levantamento feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras agora tem 45.4% de chances de ficar com o título do Brasileirão, mesmo tendo um jogo a mais que o segundo colocado, o Botafogo.
A vitória por 3 a 0 do Verdão sobre o Inter, em Barueri, no último sábado (11), fez o Palmeiras chegar aos 62 pontos e colocou a equipe pela primeira vez na liderança do campeonato.
Já o Botafogo, que já teve 80% de chances de ser campeão após 28 anos, tem viu sua probabilidade de título cair para 28%. O Glorioso ainda tem um jogo a menos, que será disputado contra o Fortaleza, fora de casa, no dia 23 de novembro.
Quarto colocado, com 59 pontos e um jogo a menos, o Bragantino vem na sequência com 15.9% de chances de conquistar o seu primeiro título da Série A, enquanto o Grêmio, terceiro colocado e com a mesma pontuação da equipe de Bragança, tem 6.4% de chances.
Veja as chances de título do Brasileirão 2023:
- Palmeiras – 45.4%
- Botafogo – 28%
- Bragantino – 15.9%
- Grêmio – 6.4%
- Flamengo – 3.5%
- Atlético-MG – 0.83%
Do outro lado da tabela, a luta contra o rebaixamento segue intensa. Com o América-MG já rebaixamento, o Coritiba ainda segue se apegando à matemática para sonhar em seguir na primeira divisão. Mesmo com a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, o Coxa tem 99.97% de chances de ser rebaixado.
Décimo oitavo na tabela, o Goiás viu as chances de cair dispararem e chegar a 92%, enquanto o Cruzeiro, que também amarga uma posição no Z4 e é o próximo adversário da equipe goiana, tem 34% de chances de ser rebaixado pela segunda vez em sua história.
O Vasco, que conseguiu uma vitória sobre o América-MG nos acréscimos, graças a linda cobrança de falta do francês Payet, reduziu suas chances de rebaixamento para 10.8%.
Já Santos, Corinthians e São Paulo respiram mais aliviados, com poucas chances de serem rebaixados.
Veja as chances de rebaixamento do Brasileirão 2023:
- América-MG – 100% *
- Coritiba – 99.97%
- Goiás – 92%
- Bahia – 56.4%
- Cruzeiro – 34.2%
- Vasco – 10.8%
- Santos – 3.3%
- Internacional – 2.1%
- Corinthians – 0.71%
- São Paulo – 0.11%
- Cuiabá – 0.01%
* Já rebaixado