Özil se aposenta do futebol: relembre a carreira do meia

De ascendência turca, jogador que estava no 7 a 1 já tinha se aposentado da seleção alemã por conta de racismo

Da redação

Mesut Özil se aposentou do futebol; relembre a carreira
Divulgação/Arsenal

O meia Mesut Özil anunciou a aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (22). O agora ex-jogador tem passagens por Real Madrid e Arsenal e foi campeão da Copa do Mundo com a Alemanha, em 2014. O craque pendura as chuteiras aos 34 anos.

Özil estava no Istambul Basaksehir, da Turquia, desde julho de 2022. Sua última partida profissional ocorreu em 2 de fevereiro, quando foi a campo por 45 minutos na partida contra o Kayserispor, pelo Campeonato Turco.

Por que Özil se aposentou?

Özil publicou um texto explicando por que se aposentou. Ele citou problemas físicos recentes como fator crucial na decisão para deixar o futebol.  

Após duras considerações, estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol. Foi um privilégio ser jogador profissional por quase 17 anos, e me sinto incrivelmente grato pela oportunidade. Nas recentes semanas e meses, sofrendo com algumas lesões, se tornou mais e mais e claro que é hora de deixar a grande cena do futebol.

Quantos gols o Özil tem na carreira?

De acordo com o site “Ogol”, especializado em estatísticas e dados do futebol, Mesut Özil terminou a carreira com 119 gols marcados em 697 jogos como profissional.

Pela seleção alemã, ele possui 92 partidas disputadas e 22 bolas na rede.

Por que Özil saiu do Real Madrid?

Foto: Divulgação/Real Madrid

Özil defendeu o Real Madrid de 2010 a 2013. Ele foi contratado por 15 milhões de euros junto ao Werder Bremen e chegou com status no clube merengue. Aos poucos, porém, ele foi perdendo espaço e decidiu mudar de ares.

Quando saiu do clube espanhol, ele deu uma entrevista para o site da Federação Alemã de Futebol (DFB) e revelou por que deixou o Real Madrid.

Segundo ele, a decisão foi tomada após perceber que Carlo Ancelotti, técnico do time à época, não confiava nele.

"Nos últimos dias me dei conta de que não tinha a confiança de Ancelotti", revelou o meio-campista à época. "(Arsène) Wenger me disse que confia em mim", disse o jogador, explicando a decisão de ir para o Arsenal.

Quantas Champions o meio-campista tem?

Mesut Özil tem alguns títulos importantes na carreira, como a conquista da Copa do Mundo em 2014. Ainda assim, o meia nunca foi campeão da Champions League. A seguir, veja os títulos de Özil na carreira.

Títulos de Özil:

  • 1 Copa do Mundo (Alemanha - 2014)
  • 1 Campeonato Espanhol (Real Madrid - 2011/12)
  • 1 Copa do Rei (Real Madrid - 2010/11)
  • 4 Copas da Inglaterra (Arsenal - 2013/14, 2014/15, 2016/17 e 2019/20)
  • 1 Copa da Alemanha (2008/09)
  • 1 Supercopa da Espanha (Real Madrid - 2012)
  • 1 Supercopa da Inglaterra (Arsenal - 2015)
  • 1 Supercopa da Alemanha (2009 - Werder Bremen)

Como Özil começou no futebol?

Filho de imigrantes turcos que foram para a Alemanha, Özil cresceu no país germânico e lá iniciou a trajetória no futebol. Ele foi revelado pelo Schalke 04 e realizou as primeiras partidas como profissional na temporada 2006/07.

Logo depois que surgiu no futebol, chamou atenção e foi vendido para o Werder Bremen. Com muita categoria, visão de jogo e precisão de passes, chegou ao Real Madrid em 2010. Três anos depois, mudou-se para a Inglaterra, onde defendeu o Arsenal.

Após mais de 250 jogos pelo clube londrino, Özil foi jogar no país de origem da família, a Turquia: por lá, atuou por Fenerbahçe e Basaksehir antes de pendurar as chuteiras.

Por que Özil se aposentou da seleção alemã?

Foto: Divulgação/Fifa

Oficialmente longe dos gramados, Mesut Özil já tinha se aposentado da seleção da Alemanha, em julho de 2018. À época, o meio-campista justificou a decisão por se considerar perseguido e discriminado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) devido à sua ascendência turca e por expressar-se favorável à imigração no país germânico.

Com a seleção alemã, Özil foi campeão da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Ele esteve em campo no fatídico 7 a 1 aplicado pelos europeus na equipe amarelinha.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.