O meia Mesut Özil anunciou a aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (22). O agora ex-jogador tem passagens por Real Madrid e Arsenal e foi campeão da Copa do Mundo com a Alemanha, em 2014. O craque pendura as chuteiras aos 34 anos.
Özil estava no Istambul Basaksehir, da Turquia, desde julho de 2022. Sua última partida profissional ocorreu em 2 de fevereiro, quando foi a campo por 45 minutos na partida contra o Kayserispor, pelo Campeonato Turco.
Por que Özil se aposentou?
Özil publicou um texto explicando por que se aposentou. Ele citou problemas físicos recentes como fator crucial na decisão para deixar o futebol.
Após duras considerações, estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol. Foi um privilégio ser jogador profissional por quase 17 anos, e me sinto incrivelmente grato pela oportunidade. Nas recentes semanas e meses, sofrendo com algumas lesões, se tornou mais e mais e claro que é hora de deixar a grande cena do futebol.
Quantos gols o Özil tem na carreira?
De acordo com o site “Ogol”, especializado em estatísticas e dados do futebol, Mesut Özil terminou a carreira com 119 gols marcados em 697 jogos como profissional.
Pela seleção alemã, ele possui 92 partidas disputadas e 22 bolas na rede.
Por que Özil saiu do Real Madrid?
Özil defendeu o Real Madrid de 2010 a 2013. Ele foi contratado por 15 milhões de euros junto ao Werder Bremen e chegou com status no clube merengue. Aos poucos, porém, ele foi perdendo espaço e decidiu mudar de ares.
Quando saiu do clube espanhol, ele deu uma entrevista para o site da Federação Alemã de Futebol (DFB) e revelou por que deixou o Real Madrid.
Segundo ele, a decisão foi tomada após perceber que Carlo Ancelotti, técnico do time à época, não confiava nele.
"Nos últimos dias me dei conta de que não tinha a confiança de Ancelotti", revelou o meio-campista à época. "(Arsène) Wenger me disse que confia em mim", disse o jogador, explicando a decisão de ir para o Arsenal.
Quantas Champions o meio-campista tem?
Mesut Özil tem alguns títulos importantes na carreira, como a conquista da Copa do Mundo em 2014. Ainda assim, o meia nunca foi campeão da Champions League. A seguir, veja os títulos de Özil na carreira.
Títulos de Özil:
- 1 Copa do Mundo (Alemanha - 2014)
- 1 Campeonato Espanhol (Real Madrid - 2011/12)
- 1 Copa do Rei (Real Madrid - 2010/11)
- 4 Copas da Inglaterra (Arsenal - 2013/14, 2014/15, 2016/17 e 2019/20)
- 1 Copa da Alemanha (2008/09)
- 1 Supercopa da Espanha (Real Madrid - 2012)
- 1 Supercopa da Inglaterra (Arsenal - 2015)
- 1 Supercopa da Alemanha (2009 - Werder Bremen)
Como Özil começou no futebol?
Filho de imigrantes turcos que foram para a Alemanha, Özil cresceu no país germânico e lá iniciou a trajetória no futebol. Ele foi revelado pelo Schalke 04 e realizou as primeiras partidas como profissional na temporada 2006/07.
Logo depois que surgiu no futebol, chamou atenção e foi vendido para o Werder Bremen. Com muita categoria, visão de jogo e precisão de passes, chegou ao Real Madrid em 2010. Três anos depois, mudou-se para a Inglaterra, onde defendeu o Arsenal.
Após mais de 250 jogos pelo clube londrino, Özil foi jogar no país de origem da família, a Turquia: por lá, atuou por Fenerbahçe e Basaksehir antes de pendurar as chuteiras.
Por que Özil se aposentou da seleção alemã?
Oficialmente longe dos gramados, Mesut Özil já tinha se aposentado da seleção da Alemanha, em julho de 2018. À época, o meio-campista justificou a decisão por se considerar perseguido e discriminado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) devido à sua ascendência turca e por expressar-se favorável à imigração no país germânico.
Com a seleção alemã, Özil foi campeão da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Ele esteve em campo no fatídico 7 a 1 aplicado pelos europeus na equipe amarelinha.