Um dos gols mais conhecidos da carreira do Craque Neto aconteceu em 5 de abril de 1991.
Naquele dia, o Corinthians visitou o Flamengo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 3 a 2. O terceiro gol no Maracanã foi marcado por Neto, em uma cobrança de falta a 43 metros de distância.
E o apresentador ensinou nesta quinta-feira (9) como dar aquele chute.
Na edição de Os Donos da Bola, Craque Neto explicou como fez para mudar a trajetória da bola na falta.
No lance, a cobrança saiu pelo lado direito da intermediária. Neto bateu forte de perna esquerda e mandou no ângulo direito de Gilmar.
“Deixa eu explicar para vocês. Está a 43 metros, certo? Então, como eu bato de três dedos, se eu bato muito de três dedos, a bola vai no escanteio. Mas como é que eu consigo ela não ir para escanteio? Eu faço três curvas na bola”, explicou.
Segundo Neto, a primeira curva sai na batida, a segunda vem no ponto mais alto da trajetória e a terceira acontece na queda.
“Eu que fiz. Não foram vocês aí não. Porque eu sou craque. Muito craque”, afirmou.
Ainda de acordo com o apresentador, o chute desafia a lógica na trajetória prevista. Daquela posição, a preferência seria fazer uma curva por fora da barreira para mandar a bola à esquerda do goleiro, e não à direita.
“O certo de três dedos é no canto esquerdo do Gilmar”, explicou o Craque Neto, que não recomenda que qualquer um tente repetir. “Se você tentar fazer isso em casa, você quebra a perna.”