A seleção feminina de vôlei venceu o Japão, na manhã desta quinta-feira (1), por 3 sets a 0. O placar manteve o histórico de freguesia de 20 anos das japonesas em Jogos Olímpicos.
Com a vitória na segunda rodada do grupo B das classificatórias de Paris-2024, o Brasil manteve a tradição de vencer o Japão em Jogos Olímpicos por 3 sets a 0, que teve início lá em Atenas-2004.
Na ocasião, as brasileiras também enfrentaram as japonesas na fase de grupos e se classificaram em primeiro lugar. Na sequência, o Brasil perdeu a semifinal para a Rússia. Na disputa pelo bronze, nova derrota, dessa vez para as rivais cubanas.
Na edição seguinte, em Pequim-2008, as brasileiras ficaram com o ouro e as americanas, com a prata. E no caminho percorrido até a final, elas derrotara, o Japão nas quartas de final por 3 a 0.
Já em Londres, o Brasil topou com as japonesas na semifinal e venceram por 3 sets de diferença. Na final, veio a medalha de ouro e o bi olímpico sobre os Estados Unidos.
Em casa não foi diferente. O Brasil venceu o Japão pelo mesmo placar no Maracanãzinho, em partida memorável de Dani Lins, que levou à classificação invicta da Seleção para as finais.
Em Tóquio-2020, o Brasil venceu por 3 a 0 e deixou o time da casa fora das fases finais pela primeira vez em quatro edições.
Com o resultado desta quinta (1), o Brasil assegurou a vaga na próxima fase dos Jogos de Paris-2024 e enfrenta a Polônia pela liderança do Grupo B. O oponente das quartas de final depende da definição dos demais grupos.