O Brasil conquistou 20 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze.
Modalidade que deu a primeira medalha para o Brasil foi o judô, no dia 28 de julho.
O judoca Willian Lima conquistou a prata na categoria até 66kg, após disputar a primeira final do judô masculino do Brasil após 24 anos.
Também pelo judô, Larissa Pimenta derrotou a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na categoria até 52kg e conquistou o bronze.
No mesmo dia, e com uma diferença de poucos minutos, Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze no Skate Street. Essa foi a segunda medalha da Fadinha nos Jogos Olímpicos - havia conquistado a prata em Tóquio-2020 – e se tornou a mais jovem a ter duas medalhas em duas Olimpíadas.
A quarta medalha brasileira em Paris foi um feito inédito. Pela primeira vez o Brasil ficou no pódio na disputa por equipes da ginastica artística com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, que garantiram mais um bronze para o Time Brasil.
No atlestismo, Caio Bonfim também fez história e conquistou a prata na Marcha Atlética 20km, nesta quinta (1º).
Também nesta quinta (1º), Rebeca Andrade brigou até o final com Simone Biles e conquistou a medalha de prata no individual geral da Ginástica Artística, repetindo feito de Tóquio-2020.
Na sexta (2) veio mais uma medalha no judô - e dourada. Bia Souza venceu a israelense Raz Hershko na categoria acima de 78kg e faturou o primeiro ouro do Brasil em Paris.
Já no sábado (3), nono dia dos Jogos Olímpicos em Paris, o judô fez história ao conquistar o bronze, a primeira medalha por equipes mistas na história das Olimpíadas, com Larissa Pimenta, Willian Lima, Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Beatriz Souza, Rafael Silva e Guilherme Schimidt.
Mais tarde, Rebeca Andrade conquistou sua terceira medalha em Paris ao garantir a prata no salto individual da Ginástica Artística. Fechando o dia de disputas em Paris, Bia Ferreira foi derrotada na semifinal do boxe e garantiu mais um bronze ao Brasil.
Na segunda (5), último dia da ginástica artística em Paris, Rebeca Andrade fez história ao conquistar a medalha de ouro no solo e se tornar a maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Olímpicos, com seis medalhas.
No mesmo dia, no Taiti, o surfe brasileiro brilhou: primeiro Gabriel Medina conquistou medalha de bronze. Depois Tati Weston-Webb faturou a prata.
Na quarta (7), o Brasil voltou a subir no pódio no skate park, com a medalha de bronze do malabarista Augusto Akio. O “Japinha” brilhou na última volta e comemorou com um show de malabares.
Na quinta, (8), Edival Pontes, o Netinho, venceu o espanhol Javier Perez Polo e faturou a medalha de bronze na categoria até 68 kg do taekwondo. Na comemoração, contou que quase desistiu do esporte.
A sexta (9) começou com a medalha de prata do bravo Isaquias Queiroz, que se recuperou na final na categoria C1-1000m da canoagem para ficar com a prata - a quinta medalha do atleta.
Na esperada final dos 400m com barreiras, Alison dos Santos, o Piu, se recuperou do susto da semifinal, reagiu e repetiu a medalha de bronze de Tóquio-2020.
O vôlei de praia fechou o dia com a medalha de ouro de Duda e Ana Patrícia, que venceram a dupla canadense Melissa Humana-Paredes/Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, em jogo que teve catimba e discussão entre as finalistas.
No sábado (10), a seleção brasileira feminina ficou com a prata ao perder a final por 1 a 0 para os Estados Unidos. Foi a terceira decisão olímpica que o Brasil perdeu para as americanas. As outras foram em Atenas-2004 e Pequim-2008.
No mesmo dia, o Brasil venceu a Turquia por 3 sets a 1 e faturou a medalha de bronze no vôlei feminino de quadra.
Veja todas as medalhas que o Brasil ganhou em Paris-2024:
Medalha de ouro:
- Bia Souza - Judô | +78kg
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística | Solo
- Duda/Ana Patrícia - Vôlei de Praia
Medalhas de prata:
- Caio Bonfim - Atletismo | Marcha Atlética 20 km
- Willian Lima - Judô | -66kg
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística | Individual Geral
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística | Salto
- Tati Weston-Webb - Surfe
- Isaquias Queiroz - Canoagem Sprint | C1-1000m
- Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Medalhas de bronze:
- Larissa Pimenta - Judô | -52kg
- Rayssa Leal - Skate Street
- Ginástica Artística | Disputa por equipes - Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira
- Judô | Disputa por equipes mistas - Larissa Pimenta, Willian Lima, Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Beatriz Souza, Rafael Silva e Guilherme Schimidt
- Bia Ferreira - Boxe | até 60kg
- Gabriel Medina - Surfe
- Augusto Akio - Skate Park
- Edival Pontes - Taekwondo | -68kg
- Alison dos Santos - Atletismo | 400m com barreiras
- Seleção Brasileira de Vôlei Feminino