Treinador se revolta com decisão de árbitros e Rafael Macedo lamenta derrota

Brasileiro perdeu a disputa do bronze por ter recebido três punições contra judoca francês

Da Redação

Rafael Macedo e o treinador Kiko Pereira
EUTERS/Arlette Bashizi

O brasileiro Rafael Macedo sofreu uma derrota dura nesta quarta-feira (31) pela disputa pelo bronze no judô na categoria até 90kg, para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, após ter recebido três punições (shido), sendo a última muito contestada pelo judoca e seu treinador Kiko Pereira.

Kiko Pereira ficou muito incomodado com a decisão da arbitragem de ter dado o terceiro shido para Rafael Macedo. O motivo da punição dada pelos árbitros não chegou a ser divulgada.

“No primeiro momento, eu tive muita dúvida do que foi. Antes desse momento de dúvida, eu achei que foi um waza-ari [para o Rafael], tem que ver o vídeo. Falaram que quando ele jogou o francês para o chão, o Rafael puxou por dentro [da manga] e isso não pode. Mas não foi isso, porque eu falei depois com um árbitro brasileiro que disse que ele [Rafael] cruzou as pernas na cabeça [do francês], que também não pode. Fato é que no judô não se volta atrás”, disse Kiko para o microfone da BandNews FM.

Mesmo com o resultado negativo, Kiko elogiou Rafael Macedo pela luta e disse que o brasileiro apresentou um judô melhor.

“Fato é que no judô não se volta atrás e esse menino [Rafael] fez uma competição maravilhosa e tem uma carreira brilhante. Muito triste perder assim, porque ele dominou a luta e apresentou um judô melhor que o francês”, afirmou Kiko Pereira.

Já Rafael Macedo afirmou respeitar a decisão dos árbitros e se disse grato por disputar seu segundo Jogos Olímpicos.  

“Respeito a decisão dos árbitros e acredito que eles vão sempre buscar fazer a coisa certa. Foi uma boa competição, podia ter saído com a medalha, mas não foi dessa vez. Agradeço muito a Deus por estar aqui e é sempre uma alegria, é minha segunda olimpíada, e sou muito grato pela oportunidade de lutar”, disse o judoca brasileiro após a disputa do bronze em Paris-2024.

Questionado sobre sua evolução após ter caído na estreia em Tóquio-2020 para a disputa do bronze em Paris-2024, Rafael Macedo destacou que sempre busca dar o seu melhor e que deu tudo de si pela medalha.

“Cada dia é um dia, estamos sempre nos preparando e evoluindo com os resultados negativos e positivos. Independentemente do resultado, tentamos sempre dar o nosso melhor e buscar a medalha”, disse Rafael.

“Eu acredito que dei o meu máximo. Saio triste, mas feliz por ter dado tudo no tatame, sei que dei tudo de mim”, completou o judoca a Rádio BandNews FM.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.