A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb se classificou para a semifinal da Olimpíada de 2024. Ela superou a espanhola Nadia Erostarbe nas quartas de final, em Teahupo'o. Agora vai enfrentar a costarriquenha Brisa Henessy, que eliminou a brasileira Luana Silva.
Tati foi mais agressiva desde o começo e tentou surfar ondas baixas, mesmo quando não tinha prioridade. Arriscou manobras de borda e com isso conseguiu sair na frente, com notas 3.33 e 3.60.
Já Nadia foi mais cautelosa e, durante os 20 primeiros minutos, só ameaçou surfar duas ondas e desistiu, ficando praticamente sem nota. A primeira pontuação significativa dela foi 2.77.
Depois disso, Tati ficou com a prioridade e rapidamente conseguiu aumentar a pontuação, com uma onda que lhe rendeu 4.50.
Nadia tentou responder e até conseguiu surfar uma onda melhor, mas a nota 3.57 não foi suficiente para ela avançar. Quando teve outra chance, a espanhola errou e caiu.
Dessa forma Tati venceu com somatória de 8.10 contra 6.34.
A adversária de Tati saiu de outro duelo que teve ondas baixas e poucas manobras. Brisa somou 6.37, mas Luana ficou com apenas 5.47 e foi eliminada.
A outra semifinal
Do outro lado da chave, a americana Caroline Marks, que foi semifinalista na Olimpíada de Tóquio, venceu o primeiro duelo, contra Tyler Wright.
Já a americana Carissa Moore, atual campeã olímpica, foi surpreendida pela francesa Johanne Defay.
Portanto Marks vai enfrentar Defay valendo vaga na final.