As ruas de Paris, geralmente lotadas de turistas, estão esvaziadas às vésperas de um dos maiores eventos esportivos do planeta. O motivo disso é a forte segurança feita para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorre na próxima sexta-feira (26).
A jornalista Sonia Blota conta que a maior parte dos pontos turísticos da “Cidade das Luzes” localizado no “perímetro cinza, onde vai ocorrer a cerimônia de abertura, esta fechado com grades, para evitar qualquer ação que possa prejudicar a segurança da capital francesa antes da festa.
“Os moradores estão gostando muito, porque foi uma semana muito calma. Nem parece Paris, porque você vai ver a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, e estão vazios“, afirmou Sonia.
Nesta semana, o Arco do Triunfo chegou a ser fechado após um pacote suspeito ser tratado como uma ameaça de bomba.
Só podem entrar no perímetro de segurança profissionais credenciados ou moradores em posse de um QR code.
Apesar da tranquilidade para os moradores, a paz é desesperadora para pelo menos um grupo: os comerciantes, que lidam com a queda da receita com a falta de turistas.
“A dona de um restaurante do lado da embaixada do Brasil falou para a gente que está chamando as pessoas para comer, porque não há turistas mais”, disse a jornalista.
Ao todo, 45 mil agentes participarão da segurança da Cerimônia de Abertura, que será realizada às margens do Rio Sena. Após o evento, os pontos turísticos da região voltarão a ser liberados para os turistas.