Saiba por que o "Besuntado de Tonga" está fora da abertura da Olimpíada de Paris

Embora não partipe das competições nesta edição dos Jogos Olímpicos, Pita Taufatofua está em Paris como conselheiro dos atletas

Pita Taufatofua, o 'Besuntado de Tonga' das Olimpíadas
Reprodução/Instagram (@pita_tofua)

O tongonês Pita Taufatofua, figurinha carimbada dos Jogos Olímpicos desde que foi apelidado de “besuntado de Tonga” na Rio-2016, está de fora das competições na Paris-2024

O atleta não conseguiu a classificação para esta edição no Taekwondo e na canoagem, modalidades em que disputou vagas olímpicas, e lamentou a ausência nas redes sociais.

Desculpe, Paris, os cinco galões de óleo de coco extra virgem que tenho estocado vão ter que esperar - Pita Taufatofua.

Mas o “Besuntado” vai marcar presença nos Jogos. Embora não tenha explicado qual será sua função, Pita disse que vai disputar a “medalha para ser útil”.

Participação no Rio e histórico de ativista

Pita Taufatofua é figurinha carimbada nos Jogos. Ele representou a delegação de Tonga na Rio-2016, em que ficou mundialmente conhecido por desfilar na cerimônia de abertura, no Maracanã, besuntado de óleo de coco e vestindo roupas tradicionais do país de origem.

Na ocasião, o atleta foi o único representante do país no Taekwondo, lutou no peso pesado e terminou com a 11ª colocação.

Além dos Jogos Olímpicos, o atleta possui um histórico de ativismo reconhecido pela Unicef (Fundo para Crianças das Nações Unidas).

Taufatofua é embaixador do órgão e realizou trabalhos voluntários após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai, em Tonga. Em 2018, a erupção gerou um tsunami que atingiu até o Alasca.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.