O brasileiro Rafael Pereira garantiu nesta terça-feira (6) uma vaga nas semifinais dos 110m com barreiras na Olimpíada de 2024, em Paris.
Para isso, o velocista venceu uma bateria mais do que equilibrada na repescagem da prova: quatro atletas cruzaram a linha de chegada separados por 0s01.
A decisão foi para a casa milesimal do tempo de cada corredor. Só aí foi possível separar os três primeiros colocados, que chegaram com o mesmo tempo: 13s54.
Rafael venceu com o tempo oficial de 13s536, enquanto o francês Raphael Mohamed avançou em segundo com 13s538. O argelino Amine Bouanani ficou com 13s539 – a 0s001 da marca de Mohamed – e terminou em terceiro lugar, eliminado.
Entre os demais atletas da prova, o quarto lugar ficou com o alemão Manuel Mordi, que chegou a comemorar após cruzar a linha de chegada, mas fez 13s55. Já o polonês Damian Czykier, em quinto, marcou 13s71 e foi o único que ficou para trás.
A bateria ainda foi marcada por dois corredores que não largaram. Primeiro, o filipino John Cabang desistiu antes da largada; depois, o cazaque David Yefremov foi expulso por queimar a primeira largada.
Na primeira bateria da repescagem, os classificados foram Freddie Crittenden (Estados Unidos) e Asier Martínez (Espanha). Na terceira, as vagas ficaram com Weibo Qin (China) e Wilhem Belocian (França). O francês também precisou do desempate nas casas milesimais do tempo para avançar, superando o japonês Shunya Takayama.
As semifinais dos 110m com barreira acontecem nesta quarta-feira (7), com final na quinta-feira (8). Além de Rafael Pereira, o Brasil conta também com Eduardo Rodrigues nas semifinais.