Aos 16 anos, Rayssa Leal é uma adolescente com "vida de adulta": construiu uma grande carreira no skate profissional e já ganhou duas medalhas olímpicas. Nesta segunda-feira (29), ela foi recebida com festa na Casa Brasil, atendeu patrocinadores, foi aclamada por fãs e explicou como encara essa realidade.
"Se não tivesse um trabalho para a saúde mental, ia ser um problema. Tudo aconteceu muito rápido para mim, desde quando tinha 7 anos, com o vídeo de Fadinha, que estourou e todo mundo me conhecia. É tudo muito novo", iniciou Rayssa.
Depois ela deu detalhe dos cuidados psicológicos: "Faço terapia duas vezes vez por semana, não só para entender minha vida profissional, mas entender também minha vida pessoal, que é muito importante. Até porque sou uma adolescente ainda, tenho 16 anos. E tudo isso que está acontecendo para mim eu nunca imaginei e me sinto muito feliz".
A skatista também valorizou o esforço para manter uma rotina controlada: "Eu acho que tudo se organiza mais fácil com rotina. Depois que apliquei rotina no meu dia, tudo começou a funcionar. Vou pra escola, faço terapia, almoço, vou para academia, saio com amigas e tenho finais de semana livre. Isso deixa as coisas mais leves".
Durante a final da Olimpíada, Rayssa teve atitude de adulta até com uma adversária, a australiana Chloe Covell, de 14 anos. Ela consolou a jovem, que não conseguiu ir bem na decisão. "É uma menina muito nova. Começou muito nova e já pegou pódio e 1º lugar. A gente sabe que se cobra um pouco demais".