Rafaela Silva não conseguiu medalha na categoria até 57kg do judô na Olimpíada de Paris 2024. A brasileira perdeu para a japonesa Haruka Funakubo e ficou sem o bronze nesta segunda-feira (29).
Campeã olímpica na Rio-2016 e bicampeã mundial, Rafaela perdeu a disputa do bronze no 'VAR’. Ela foi desclassificada por projetar a cabeça no tatame em um lance já no golden score da disputa.
Depois da derrota, Rafa se emocionou e pediu desculpas por não conseguir a medalha.
“Eu sabia que ia ser uma competição difícil, a minha categoria é bem difícil. No bloco final, a maioria das atletas já venceu mundiais, Olimpíadas. É uma categoria muito dura, eu sabia que não ia ser fácil sair com uma medalha no peito. Eu dei o meu máximo, só peço desculpas porque eu falhei hoje, não consegui levar essa medalha para casa”, disse Rafaela Silva, muito emocionada, ao Grupo Bandeirantes.
“É difícil, eu não sei nem o que falar, o que pensar. (…) É difícil falar o que faltou, com certeza foi a medalha. O que eu tinha para entregar eu acredito que deixei dentro do tatame. Fiz duas lutas bem duras, infelizmente as minhas adversárias acabaram ficando com a vitória”, acrescentou.
Sem medalha na disputa individual, Rafaela Silva ainda terá o torneio por equipes na Olimpíada de Paris.
Ao longo da trajetória do individual em Paris, Rafaela perdeu para a sul-coreana Mimi Huh na semifinal. A atual campeã mundial imobilizou a brasileira e garantiu a vaga na decisão com um waza-ari também no golden score.
Na estreia em Paris, já pelas oitavas de final, Rafaela encarou a turcomena Maysa Pardayeva e não teve dificuldades para confirmar o favoritismo, com um ippon a 2min13s para o fim da luta.
Nas quartas diante da georgiana Eteri Liparteliani, já partiu para cima e conseguiu um waza-ari com apenas 19 segundas de luta, a 3min41s para o fim. Dominou, repetiu o waza-ari a 2min21s e conquistou mais um ippon.