A banda de heavy metal francesa Gojira performou durante abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 nesta sexta-feira (26), junto com apresentação de ópera em frente ao rio Sena, que corta Paris.
O grupo tocou durante o segmento "Liberté" da cerimônia, que também contou com recriação do quadro "A Liberdade guiando o povo", do pintor Eugène Delacroix.
O show começou com uma Maria Antonieta decapitada cantando em soprano. Marcada pela sua vida altamente luxuosa, a rainha foi guilhotinada durante a Revolução Francesa.
Primeira banda de metal em Jogos Olímpicos
De acordo com a revista Forbes, a banda é a primeira do gênero a tocar numa cerimônia de início de Olimpíadas.
Surgida em 1996 em Baiona, na França, Gojira alçou sucesso global ao participar de turnês com gigantes do rock, como Metallica e Slipknot.
Formado inicialmente com o nome de Godzilla, a banda alterou o nome em 2001, por motivos de direitos do uso de marca. Desde então, o grupo conta com quatro membro.
O guitarrista e compositor é Joe Duplantier e seu irmão mais novo, Mario Duplantier, é o baterista. Christian Andreu toca como segundo guitarrista e Jean-Michel Labadie é o baixista.
A banda já lançou sete álbuns de estúdio. Em 2017, receberam duas indicações ao Grammy, pra Melhor Álbum de Rock por “Magma”, do ano anterior, e Melhor Performance de Metal por seu single "Silvera".
Gaga canta em francês
Além de ópera e heavy metal, Lady Gaga foi uma das atrações na abertura da Olimpíada de Paris 2024.
Inspirada em Moulin Rouge, a estrela do pop internacional cantou em francês, dançou com 10 bailarinos e tocou piano, na île Saint-Louis.
O local fica em pleno coração da Cidade Luz, atrás da Catedral de Notre-Dame. Gaga cantou "Mon truc en plumes", música de Zizi Jeanmarie, ícone das célebres 'revues françaises', desde sua criação nos anos 1960.