Enfim, o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro na Olimpíada de Paris 2024. Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko na categoria acima de 78 kg do judô, nesta sexta-feira (2), e colocou o país no lugar mais alto do pódio.
Nascida em Itariri, em São Paulo, Beatriz Souza tem 26 anos, 1.78m e 115 kg. Ela estreou em Olimpíadas em Paris, e já conseguiu a medalha de ouro.
Ela dedicou a vitória para a avó, que faleceu há dois meses. “Em parte, essa medalha vai para minha vó, ela faleceu há dois meses e eu queria provar para mim mesmo que toda a abdicação que eu fiz, de não ter ido para aniversários, encontros de família, fez valer a pena”, disse Beatriz após levar a medalha.
Dentro do judô, Bia era uma das principais expectativas de medalha do time brasileiro. Ela fez um grande ciclo olímpico e, não à toa, foi eleita a melhor judoca do ano em 2023 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Prata no Mundial de 2022, bronze no ano seguinte (2023), campeã do Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Beatriz Souza agora chega ao ouro olímpico.
Para ser campeã, Beatriz está cercada por nomes experientes do judô brasileiro. Leandro Guilheiro e Maria Suelen Altheman são os treinadores da atleta no Clube Pinheiros, e Sarah Menezes é a técnica de Bia na seleção.
A relação com Suelen, aliás, acontece após a veterana ficar com a vaga para Tóquio-2020 e ‘tirar’ Bia do torneio no Japão. Em entrevista ao site das Olimpíadas, ela nega qualquer tipo de ressentimento.
“É uma honra ser orientada por ela [Maria Suelen]. Ela enxerga o que eu não vejo, detalhe por detalhe”, disse Bia. “Ela diz que sou muito forte e com certeza vou jogar [a adversária no chão]. Pode parecer coisa boba, mas às vezes a gente se esquece disso".
Bia Souza tem pai judoca e luta desde os 7
Beatriz Souza começou a lutar judô aos sete anos, motivada pelo pai, Poscedonio de Souza, também judoca.
A atleta paulista, que já praticou natação antes de se destacar no judô, tem um ‘talento escondido’ na cozinha, segundo entrevista para o COB. De acordo com a própria Bia, ela tem aptidão para fazer doces e salgados.
Bia é casada com Daniel Sousa, jogador de basquete do Vasco da Gama.