Quantas medalhas o Brasil tem no futebol olímpico?

Seleção Brasileira é o país com mais pódios no futebol masculino e luta pelo ouro inédito no feminino

Por Matheus Táparo

Quantas medalhas o Brasil tem no futebol olímpico?
Weverton e Neymar comemoram ouro olímpico na Olimpíada do Rio 2016
Lucas Figueiredo/Mowa Press

Sempre muito tradicional no futebol, o Brasil chega à Olimpíada de Paris apenas com a Seleção feminina na busca pela medalha. O futebol masculino, que ficou fora desta edição dos Jogos Olímpicos, ostenta o recorde de mais pódios na modalidade.

No total são nove medalhas do Brasil no futebol olímpico, sendo sete da Seleção masculina e duas do futebol feminino.

Com sua primeira participação em Helsinque, em 1952, o futebol masculino brasileiro é o atual bicampeão com as conquistas do ouro na Rio-2016 e em Tóquio-2020.

Além disso, o time masculino tem prata em Los Angeles-1984, Seul-1988 - destaque para Craque Neto, presente no elenco vice-campeão - e Londres 2012, e os bronzes foram conquistados em Atlanta-1996 e Pequim-2008.

Com 14 aparições no total, o Brasil é um dos poucos países a conquistar o bicampeonato entre os homens, assim como Argentina, Uruguai e União Soviética. Apenas duas seleções conseguiram conquistar o tri: Hungria e Grã-Bretanha.

O futebol feminino, por sua vez, estreou na Olimpíada de Atlanta, em 1996, e o Brasil segue na busca pelo inédito ouro. As meninas do Brasil figuraram o pódio apenas duas vezes: em Atenas-2004 e Pequim-2008, e em ambas as ocasiões perdeu a final para os Estados Unidos, ficando com a medalha de prata.

Por que o Brasil está fora do futebol masculino na Olimpíada 2024?

A Seleção Brasileira disputou o Pré-Olímpico na Venezuela em fevereiro deste ano, que distribuiu duas vagas na competição.

O Brasil era um dos grandes favoritos para vencer o torneio, por contar com nomes de destaque, como Endrick, ex-Palmeiras, atualmente no Real Madrid, e John Kennedy, do Fluminense. O time, porém, decepcionou.

A Seleção fechou a primeira fase do Pré-Olímpico na liderança do Grupo A, com três vitórias e uma derrota.

Na fase final, foram duas derrotas por 1 a 0, para Paraguai e Argentina, e uma vitória por 3 a 2 sobre a equipe da casa, a Venezuela.

Os resultados no quandrangular final deixaram a equipe na terceira posição, enquanto Argentina e Paraguai carimbaram o passaporte para Paris.

Tópicos relacionados