Brasil elimina República Dominicana e vai às semifinais do vôlei feminino

Resultado manteve escrita e levou seleção feminina às semifinais pela oitava vez em nove edições dos Jogos Olímpicos

Da redação

Vôlei feminino ; Brasil x República Dominicana ; Paris-2024
Siphiwe Sibeko/Reuters

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou nesta terça-feira (6) uma vaga para as semifinais da Olimpíada de 2024, em Paris. Jogando pelas quartas de final, a equipe confirmou o favoritismo e venceu a República Dominicana por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/13 e 25/17.

As melhores pontuadoras da partida foi Gabi Guimarães, com 16 pontos - seis a mais que Ana Cristina. Do lado dominicano, a líder na estatística foi Yonkaira Peña, com 12.

A classificação manteve uma longa escrita brasileira: em nove edições de Jogos Olímpicos, a partir de Barcelona-1992, a seleção feminina esteve nas semifinais em oito, conquistando o ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. A única exceção na lista foi justamente em casa, na Rio-2016, quando o time caiu nas quartas de final.

De quebra, as comandadas de José Roberto Guimarães seguem com aproveitamento de 100% na competição. Em quatro jogos, foram quatro vitórias, todas por 3 sets a 0 – contra Quênia, Japão, Polônia e República Dominicana.

O primeiro set foi equilibrado, com placar empatado até o 10/10. As brasileiras reagiram e chegaram a fazer 18/13, mas as dominicanas esboçaram uma reação com três pontos seguidos, fazendo José Roberto Guimarães pedir tempo técnico. No retorno, apesar do equilíbrio, as brasileiras conseguiram manter o controle, fechando a parcial em 25/22 com um ataque de Gabi Guimarães.

No segundo set, a República Dominicana parecia que novamente iria oferecer resistência, mantendo o empate até o 8/8. No entanto, uma sequência de ataques bem-sucedidos deu ao Brasil a vantagem de 14/8 para garantir segurança. No fim, fechou a parcial em 25/13 com uma pancada de Tainara que a defesa rival não conseguiu segurar.

No começo do terceiro set, as caribenhas chegaram a assumir a liderança no placar com 9/8. Novamente, porém, faltou fôlego: o Brasil virou para 11/10 e abriu vantagem no meio do set. A partir daí, mais uma vez, foi só conduzir o jogo até o fim: 25/17, em um ataque de Thaísa.

Agora classificado, o Brasil volta a entrar em quadra na quinta-feira (8) pelas semifinais. O adversário sai do duelo entre Estados Unidos e Polônia, que se enfrentam ainda nesta terça-feira. A final acontece no domingo (11).

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.