Esqueça a viseira, o protetor auditivo e as lunetas. O turco Yusuf Dikec dispensou todos os equipamentos e utilizou apenas seus óculos de grau para conquistar a medalha de prata no tiro esportivo com pistola 10 metros na Olimpíada de Paris 2024, ao lado da parceira Sevval Ilayda Tarhan.
A diferença de preparo em relação aos outros competidores no tiro fez Yusuf Dikec viralizar nas redes sociais. O turco tem 51 anos, é ex-militar e conquistou a primeira medalha olímpica de sua carreira em Paris – este é o quinto Jogos do atleta, que compete desde Pequim-2008.
Em entrevista à rádio turca Radyo Gol, Dikec falou sobre dispensar os equipamentos, o que pode passar um ar de ‘superioridade’ em relação aos concorrentes. Ele ainda contou que atira com os dois olhos abertos, algo incomum no tiro esportivo.
Eu atiro com os dois olhos, a maioria dos atiradores faz isso com um. Então, eu não queria todo esse equipamento. Atirar com os dois olhos acredito que seja melhor. Fiz muita pesquisa sobre isso, então não precisei do equipamento - Yusuf Dikec.
O medalhista de prata da Turquia também foi perguntado sobre deixar uma mão no bolso enquanto está concentrado no tiro. Ele descartou qualquer tipo de soberba no ato.
"Atirar com a mão no bolso não tem nada a ver com arte. Estou mais motivado e me sinto mais confortável [desta forma] enquanto atiro”, disse. “Na verdade, é sobre equilibrar o corpo, focar e concentrar”.
A irreverência do turco foi assunto até no perfil oficial das Olimpíadas, que brincou com a situação. “As estrelas olímpicas do tiro esportivo que não sabíamos que precisávamos conhecer”.
Yusuf Dikec é formado em Educação Física pela Universidade de Gazi e ingressou na Academia da Gendarmaria (a força militar turca) em 1994, aos 21 anos.
Dikec atingiu o posto de sargento antes de ingressar na equipe esportiva e passou a competir no tiro esportivo em 2001.
Em seu perfil no site da Olimpíada de Paris 2024, o turco ainda aponta a dança como um hobby.