Luiz Maurício da Silva garantiu nesta terça-feira (6) uma vaga na final masculina do lançamento de dardo da Olimpíada de 2024, em Paris.
Com a marca de 85,91m, o brasileiro não apenas conseguiu o sexto melhor desempenho das eliminatórias, como ainda quebrou o recorde sul-americano – que pertencia a ele mesmo, com 85,87m.
Será a primeira participação do Brasil em uma final masculina do lançamento de dardo desde a Olimpíada de 1932, em Los Angeles. Na ocasião, Heitor Medina foi à decisão e terminou na 11ª posição.
O desempenho de Luiz foi crescendo ao longo da classificação. No primeiro arremesso, o brasileiro fez 81,62m. No segundo, melhorou para 83,21m. Depois, fez a marca final.
O também brasileiro Pedro Henrique Rodrigues, por sua vez, ficou na 18ª colocação e ficou fora da final. No melhor lançamento, Pedro Henrique fez 79,46m.
A melhor marca das qualificações ficou com o indiano Neeraj Chopra, que precisou apenas do primeiro arremesso para liderar a tabela com 89,34m. Anderson Peters, de Granada, marcou 88,63m no único lançamento que fez.
A final da modalidade acontece nesta quinta-feira (8).