Ana Marcela Cunha é 4ª na maratona aquática em Paris-2024; holandesa leva o ouro

Sharon van Rouwendaal assumiu liderança no fim, foi campeã e repetiu a conquista da Rio-2016

Por Felipe Kieling

Sharon van Rouwendaal ; maratona aquática ; Paris-2024
Piroschka Van De Wouw/Reuters

Ana Marcela Cunha conquistou nesta quinta-feira (8) a quarta colocação da maratona aquática feminina da Olimpíada de2024, em Paris.

Medalha de ouro da prova na Olimpíada de Tóquio-2020, disputada em 2021, a nadadora baiana não conseguiu repetir o resultado em Paris-2024 e ficou fora do pódio, a 41s5 da medalha de ouro, com o tempo final de 2h04min15s7.

Mesmo assim, adotou um discurso compreensivo. “Eu acho que, dentro do ciclo olímpico, eu tive muitas mudanças. Não fui tão constante, acho que por essas mudanças também. Mas quando a gente vem aqui, é a vida, e eu deixei tudo lá dentro hoje. Eu dei meu melhor, estou muito tranquila quanto ao meu resultado final", disse Ana Marcela.

"É óbvio que a gente queria uma medalha, briguei até o fim por isso. Eu sabia que estava em quarto lugar. Cheguei até a pensar: qualquer coisa que aconteça lá na frente, se alguém for desclassificada, eu estou aqui e não vou deixar ninguém passar”, completou, de bom humor.

A também brasileira Viviane Jungblut terminou na 11ª colocação, com o tempo de 2h06min15s8 – a 2min41s6 da primeira colocação.

“Foi uma prova realmente bem dura. A gente acabou tendo a correnteza – acho que faz parte da nossa modalidade, a gente tem que esta preparada para isso. Acho que faltou uma meia volta a mais para eu conseguir sustentar no pelotão, fiquei quase uma volta nadando sozinha. Aí, depois, pesou. Numa prova de 10 km, quando pesa faltando 3,5 km, acaba sendo realmente bem desgastante", avaliou Viviane.

A medalha de ouro ficou com Sharon van Rouwendaal, que havia sido ouro na Rio-2016 e prata em Tóquio-2020. A holandesa assumiu a liderança no fim da prova no rio Sena e completou os 10 km em 2h03min34s2.

A prata ficou com a australiana Moesha Johnson, com o tempo de 2h03min39s7 (a 5s5 do ouro), enquanto o bronze foi para a italiana Ginevra Taddeucci, com 2h03min42s8 (a 8s6 do ouro).

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.