Tenista número dois do mundo - segundo ranking da ATP (Association of Tennis Professionals, ou Associação do Tênis Profissional) - Novak Djokovic derrotou durante a manhã desta quarta-feira (31) o alemão Dominik Koepfer, em partida válida pelas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Paris.
Disputada no circuito de Rolland Garros, o confronto começou disputado entre 'Djoko' e o atual número 70 do ranking mundial. No primeiro set, vitória de Djokovic por 7 games contra cinco. Já no segundo set, o sérvio precisou de pouco mais de 40 minutos para fechar o jogo por 6 games a três.
Com a vitória e a classificação às quartas de final, o sérvio se torna o primeiro jogador da história a chegar às quartas em quatro oportunidades (Pequim-2008, Londres-2012, Tóquio-2020 e Paris-2024) desde o retorno da modalidade aos Jogos Olímpicos.
A expectativa é de que o sérvio de 37 anos de idade enfrente o grego Stefanos Tsitsipas por uma vaga nas semis. Djokovic leva vantagem sobre Tsitsipas, já que ambos se enfrentaram em 13 oportunidades com 11 vitórias para 'Djoko'. O sérvio, inclusive, venceu os últimos 10 confrontos contra o grego.
Djokovic também luta contra um retrospecto nos Jogos Olímpicos que não anima. Isso porque o tenista - considerado um dos melhores da história - levou apenas um bronze em Pequim-2008. Depois disso, um aacúmulo de tropeços e frustrações.
Em Londres-2012, Djoko perdeu a semifinal para Andy Murray e a disputa de terceiro lugar para Juan Martin del Potro. Já no Rio-2016, o sérvio foi derrotado logo na estreia para del Potro. Em Tóquio-2020, outra decepção após nova derrota para o alemão Alexander Zverev nas semis, e para Pablo Carreno Busta na briga pelo bronze.