Em edição de Jogos Olímpicos marcada e repleta de destaques femininos para o Time Brasil, o Comitê Olímpico Brasileiro convidou nesta manhã de domingo (11), Ana Patrícia e Duda, para serem porta-bandeiras do país na Cerimônia de Encerramento de Paris-2024.
A celebração acontece ainda neste domingo (11), no Stade de France, às 16h (horário de Brasília). Algumas modalidades ainda contam com definição de resultados antes do encerramento geral.
A dupla, medalhista de ouro no vôlei de praia feminino na última sexta-feira (9), quebrou um jejum de ouros para o Brasil na modalidade que perdurava desde os Jogos de Atlanta-1996, há cerca de 28 anos.
Paulo Wanderley, presidente do COB, falou ao site do próprio Comitê sobre a importância da dupla em ‘resgatar o ouro’ após longo jejum na modalidade. Confira:
“Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os principais valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouros para o Brasil no vôlei de praia que perdurava por 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. O bandeira brasileira está em excelentes mãos”, disse Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.
A lista atualizada de porta-bandeiras na história recente do Time Brasil nos Jogos Olímpicos agora conta com a dupla do vôlei.
Relembre outros atletas que também já foram símbolo nacional em cerimônias de encerramento:
Maurren Maggi (Beijing-2008) - ouro no salto em distância feminino
Esquiva Falcão (Londres-2012) - prata no boxe peso médio
Isaquias Queiroz (Rio-2016) - duas pratas na canoagem
Rebeca Andrade (Tóquio-2020) - ouro no salto feminino em ginástica artística e prata na ginástica artística geral individual
Ana Patrícia e Duda (Paris-2024) - ouro no vôlei de praia feminino