No tiro com arco, Ana Luiza Caetano protagoniza estreia do Brasil em Paris-2024

Prova foi marcada por recorde mundial quebrada por sul-coreana

Da redação

Ana Luiza Caetano, tiro com arco, Paris-2024
Miriam Jeske/COB

Ana Luiza Caetano foi a primeira representante do Brasil a estrear nas competições da Olimpíada de 2024, em Paris. Nesta quinta-feira (25), a atleta de Maricá (RJ) deu início à participação no tiro com arco.

Na fase de ranqueamento da chave individual feminina, Ana Luiza conquistou a 19º colocação entre as 64 participantes, com 660 pontos. Nesta etapa, todas as atletas disputam em busca da pontuação que definirá os confrontos do mata-mata.

A Coreia do Sul desponta como favorita ao pódio da chave, terminando a primeira fase com as duas primeiras colocações. Si-Hyeon Lim liderou com 694 pontos, estabelecendo um novo recorde mundial da modalidade – a marca anterior pertencia à compatriota Chaeyoung Kan desde 2019. Sun-Hyeon Nam foi a segunda, com 688 pontos.

Vale destacar que, desde 1984, a Coreia do Sul conquistou nove das dez medalhas de ouro na chave individual feminina do tiro com arco em Olimpíadas. A única exceção veio em Pequim-2008, quando a chinesa Zhang Juanjuan subiu ao topo do pódio.

Na segunda fase, Ana Luiza enfrentará a eslovena Zana Pintaric, que foi 46ª com a marca de 638 pontos. Quem avançar enfrentará a vencedora do duelo Alexandra Mirca (Moldávia) e Syaqiera Mashayikh (Malásia).

A disputa feminina será retomada na terça-feira (30) com as duas primeiras fases do mata-mata. Em 3 de agosto, a chave conclui a disputa com quartas de final, semifinais e final.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.