Pelo menos 40 atletas que participam dos Jogos Olímpicos de Paris testaram positivo para Covid-19, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, nesta terça-feira (6).
A diretora da OMS, Maria Van Kerkhove, declarou que a existência de atletas infectados não é uma surpresa visto que o vírus ainda circula em diversos países. Ela ainda pontuou que a grande diferença em relação à 2020 e 2021 é o impacto nas competições, que é menor devido ao melhor atendimento, à testagem e à proteção.
Não foram divulgadas as nacionalidades dos atletas infectados.
Ainda durante a entrevista coletiva desta terça-feira, a diretora destacou que além da Olimpíada, o vírus segue bastante presente no mundo. Dados de vigilância de 84 países apontam um aumento nos casos da doença.
Segundo Van Kerkhove, há um aumento de 10% e, na Europa, a alta chega a 20%.
Outro dado que chamou atenção foi a queda no número de profissionais da saúde e idosos vacinados. Grupos que apresentam algum tipo de comorbidade devem tomar uma dose da vacina a cada 12 meses. “O que se tornou crítico agora é: quando foi a sua última dose? Se você tem alguma comorbidade, precisa ser vacinado, pelo menos, a cada 12 meses”, reforçou a diretora.