O brasileiro Rafael Silva foi eliminado na primeira luta da chave da categoria mais de 100 kg do judô na Olimpíada de 2024, em Paris.
A derrota desta sexta-feira (2) encerra a trajetória olímpica individual de Baby, que já havia anunciado que a participação em Paris-2024 seria a última dele em Olimpíadas.
Assim, o judoca sul-matogrossense se despede das competições olímpicas individuais com duas medalhas de bronze, ambas na categoria mais de 100 kg, em Londres-2012 e Rio-2016. A despedida oficial deve acontecer neste sábado (3), na disputa por equipes.
Na última luta individual, Baby teve pela frente Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, que dominou o confronto. A 1min11s para o fim, o azeri conseguiu um waza-ari, sem deixar o brasileiro escapar, e já emendou a imobilização; desta forma, conquistou o ippon e a vitória a 1min01s para o fim da cronometragem.
Nas oitavas de final, conforme a chave definida, o adversário de Kokauri seria o finlandês Martti Puumalainen. Para Baby, o rival do Azerbaijão mereceu a vitória.
“O Kokauri é um cara experiente, conseguiu anular muito bem esse meu lado direito. Ficou difícil de colocar os golpes, a minha pegada. É mérito do adversário também”, analisou o brasileiro após deixar o tatame.