Mayra Aguiar cai na estreia em Paris-24 e encerra sequência de pódios olímpicos

Judoca brasileira havia subido ao pódio em 2012, 2016 e 2020, mas não resistiu a estratégia de italiana

Por Vinícius Batista

Mayra Aguiar cai na estreia em Paris-24 e encerra sequência de pódios olímpicos
Mayra Aguiar x Alicia Bellandi ; judô ; Paris-2024
Miriam Jeske/COB

A brasileira Mayra Aguiar foi eliminada logo na estreia da disputa da categoria até 78 kg do judô feminina na Olimpíada de 2024, em Paris.

Em luta nesta quinta-feira (1º) pelas oitavas de final da chave, a judoca gaúcha não foi páreo para a italiana Alice Bellandi, que levou a melhor e avançou às quartas.

A derrota encerrou uma sequência de pódios da brasileira em Jogos Olímpicos. Antes, ela havia sido bronze em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, sempre na categoria até 78 kg. Em Pequim-2008, Mayra também ficou sem medalha, mas na categoria até 70 kg.

As duas fizeram um duelo parelho, que foi no 0 a 0 para o Golden Score com dois shido para cada lado. Após 1min34s do desempate, Bellandi conseguiu um waza-ari, que foi anulado pela arbitragem.

No entanto, após 2min11s, a italiana conseguiu mais um waza-ari, que desta vez foi validado pelos árbitros. Aos 32 anos, Mayra deixou a disputa bastante decepcionada, mas reconhecendo a vitória da estratégia da adversária.

“É uma luta complicada para mim. Eu acho que não aprendi a lutar esse tipo de jogo, que é mais de estratégia. Sempre fui muito para cima, tentando buscar o ippon. Nessa luta, se eu vou muito para cima, ela bota golpe em cima para dar shido (punição), e eu me atrapalho muito com isso”, analisou ainda no Grand Palais Éphémère, palco das competições do judô na Olimpíada.

“Treinei bastante, infelizmente não consegui lutar esse jogo. É ruim, dói, é amargo, mas é botar a cabeça no lugar. É uma coisa que o judô sempre me ensinou muito: cair, levantar. Quanto mais dói, mais a gente levanta forte”, completou.

Tópicos relacionados