Um punição a 5s do fim da luta tirou do judoca brasileiro Rafael Macedo uma possível medalha na categoria até 90 kg dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Na disputa da medalha de bronze contra o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou, Rafael foi desclassificado com três punições. Na última, que definiu a luta, o brasileiro foi punido por causa de uma golpe ilegal.
Assim, o judoca da casa levou a melhor e garantiu um lugar no pódio, diante da revolta do técnico brasileiro Kiko Pereira, que reclamou muito após o anúncio do resultado.
Kiko disse ter sido informado por um árbitro brasileiro que Rafael foi desclassificado por ter passado a perna em volta do pescoço de Hambou.
Na outra luta pelo bronze, o grego Theodoros Tselidis venceu o espanhol Tristani Mosakhlishvili.
Na final, o georgiano Lasha Bekauri superou o japonês Murao Sanshiro e levou a medalha de ouro.
Na chave desta quarta-feira (31), o brasileiro foi inicialmente vencido nas quartas de final, passando para a repescagem. Depois de uma vitória, perdeu a luta decisiva contra Hambou.
Na estreia contra Noël Van’t End, Rafael fez um duelo equilibrado que foi para o Golden Score no 0 a 0, com duas punições (shido) para o holandês. No entanto, passados 40 segundos, Van’t End tomou um terceiro shido e foi eliminado.
Contra o romeno Alex Cret, nas oitavas de final, novamente um duelo equilibrado, levado para o Golden Score no 0 a 0. Mesmo sofrendo dois shido, conseguiu esperar a oportunidade certa, e ela veio: um ippon após 2min33s de desempate.
Pelas quartas de final, no entanto, Rafael encarou o espanhol Tristani Mosakhlishvili, e não resistiu: a 45s para o fim da luta, levou um waza-ari e não conseguiu se recuperar. Assim, Mosakhlishvili foi às semifinais, e o brasileiro foi à repescagem.
Macedo venceu o sul-coreano Ju-yeop Han na repescagem e avançou para as lutas pela medalha de bronze. O brasileiro dominou o duelo e pontuou duas vezes - primeiro com um waza-ari a 2min16s para o fim, e depois com um ippon a 38s.
Na luta decisiva, Rafael se encontrou com Maxime-Gaël Ngayap Hambou, que caiu nas semifinais diante do japonês Sanshiro Murao. A luta começou com dois shido para cada lado antes da metade da cronometragem, criando um cenário de cautela.
No entanto, ao tentar um waza-ari a 5s do início do Golden Score, Rafael levou uma terceira punição, dando o bronze para o atleta da casa. Até então, o placar era de 0 a 0.