Identidade revelada: saiba quem era a pessoa por trás da máscara na abertura

Organização da Olimpíada gerou curiosidade sobre um personagem que foi fundamental na cerimônia de abertura

Floriane Issert com máscara na abertura da Olimpíada
LOIC VENANCE/Pool via REUTERS

A cerimônia da abertura da Olimpíada teve um personagem mascarado, que apareceu em dezenas de momentos, mas não teve a identidade revelada inicialmente. A pessoa que estava por trás da máscara era Floriane Issert, suboficial de uma guarda militar subordinada ao Ministério da Defesa da França.

O personagem apareceu logo no início da abertura, em um vídeo gravado que teve também a participação de Zinedine Zidane. E depois o personagem fez participações ao vivo e gravadas em outros momentos da cerimônia, que teve 12 atos e durou quatro horas.

Na parte final, o personagem apareceu em cima de um cavalo metalizado, com uma armadura, como se estivesse andando sobre a água. Depois o personagem andou até perto da Torre Eiffel e entregou a bandeira olímpica.

Ao longo da abertura o personagem teve diferentes significados, como Arno Dorian, personagem de Assassin's Creed, jogo criado por um estúdio francês; o prisioneiro conhecido como O Homem da Máscara de Ferro; o Fantasma da Ópera; Fantomas; e Arsène Lupin.

Na parte final o personagem representava o Espírito Olímpico e Sequana, deusa mitológica do Rio Sena e símbolo de resistência.

E quem estava em cima do cavalo era justamente Floriane Issert. Ela faz parte da Gendarmaria Nacional, uma força policial militar subordinada ao Ministério da Defesa francês. E foi ela quem entregou a bandeira olímpica para ser hasteada.

Nas redes sociais, durante a abertura, muitas pessoas especularam e brincaram sobre a identidade da pessoa mascarada. 

Com isso criou-se a expectativa de que poderia ser uma grande personalidade famosa. Porém a intenção da organização era dar mais importância para o personagem, não para a pessoa que estava com a máscara.

A organização também divulgou quem participou da elaboração do figurino do personagem: a designer francesa Jeanne Friot, especialista em moda de gênero neutro e ecologicamente responsável; e o artesão Robert Mercier, que cria trajes de luxo, inclusive para divas pop, como Beyonce.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.