Olimpíadas 2024

Identidade revelada: saiba quem era a pessoa por trás da máscara na abertura

Organização da Olimpíada gerou curiosidade sobre um personagem que foi fundamental na cerimônia de abertura

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
LOIC VENANCE/Pool via REUTERS

A cerimônia da abertura da Olimpíada teve um personagem mascarado, que apareceu em dezenas de momentos, mas não teve a identidade revelada inicialmente. A pessoa que estava por trás da máscara era Floriane Issert, suboficial de uma guarda militar subordinada ao Ministério da Defesa da França.

O personagem apareceu logo no início da abertura, em um vídeo gravado que teve também a participação de Zinedine Zidane. E depois o personagem fez participações ao vivo e gravadas em outros momentos da cerimônia, que teve 12 atos e durou quatro horas.

Na parte final, o personagem apareceu em cima de um cavalo metalizado, com uma armadura, como se estivesse andando sobre a água. Depois o personagem andou até perto da Torre Eiffel e entregou a bandeira olímpica.

Ao longo da abertura o personagem teve diferentes significados, como Arno Dorian, personagem de Assassin's Creed, jogo criado por um estúdio francês; o prisioneiro conhecido como O Homem da Máscara de Ferro; o Fantasma da Ópera; Fantomas; e Arsène Lupin.

Na parte final o personagem representava o Espírito Olímpico e Sequana, deusa mitológica do Rio Sena e símbolo de resistência.

E quem estava em cima do cavalo era justamente Floriane Issert. Ela faz parte da Gendarmaria Nacional, uma força policial militar subordinada ao Ministério da Defesa francês. E foi ela quem entregou a bandeira olímpica para ser hasteada.

Nas redes sociais, durante a abertura, muitas pessoas especularam e brincaram sobre a identidade da pessoa mascarada. 

Com isso criou-se a expectativa de que poderia ser uma grande personalidade famosa. Porém a intenção da organização era dar mais importância para o personagem, não para a pessoa que estava com a máscara.

A organização também divulgou quem participou da elaboração do figurino do personagem: a designer francesa Jeanne Friot, especialista em moda de gênero neutro e ecologicamente responsável; e o artesão Robert Mercier, que cria trajes de luxo, inclusive para divas pop, como Beyonce.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.