Gabriel Medina eliminou João Chumbinho e vai enfrentar o australiano Jack Robinson na semifinal da Olimpíada, provavelmente no sábado (3). Essa será a segunda vez que o brasileiro buscará uma revanche importante nesses Jogos Olímpicos.
A primeira revanche aconteceu contra Kanoa Igarashi, japonês que tinha derrotado Medina de forma polêmica na Olimpíada de Tóquio. Dessa vez, na Olimpíada de 2024, Medina não deu chances para Igarashi e venceu a disputa nas oitavas de final.
Agora Medina vai encarar outra "pedra no sapato": em 2023, Jack Robinson derrotou Medina no mesmo palco onde estão acontecendo as disputas da Olimpíada, em Teahupo'o.
Aquela vitória foi dolorosa para o brasileiro, pois lhe tirou o título e quase fez com que ele ficasse fora da Olimpíada. Medina precisava vencer aquela etapa para seguir com chances de conquistar a vaga pela WSL (World Surf League).
Depois, em 2024, Medina conseguiu a vaga na Olimpíada de outra forma, pelo ISA Games.
Mas aquela derrota para Robinson acirrou uma rivalidade crescente: o australiano tem conseguido bons resultados, é o 3º colocado no ranking de surfe em 2024 e por isso passou a enfrentar Medina frequentemente. Também superou o brasileiro na etapa de Pipeline, em 2023, por exemplo. Mas Medina conseguiu vencê-lo neste ano, em Portugal.
No total o retrospecto de duelos diretos entre eles é de 3 vitórias para cada. Ou seja, a semifinal olímpica será um "tira-teima" de atletas de alto nível que vivem uma rivalidade crescente dentro dos mares.
Veja quais serão os duelos e a programação do surfe olímpico para sábado (3)
Masculino
14h00 - Alonso Correa (PER) x Kauli Vaast (FRA)
14h36 - Gabriel Medina (BRA) x Jack Robinson (AUS)
16h24 - Disputa pela medalha de bronze
17h00 - Disputa pela medalha de ouro
Feminino
15h12 - Caroline Marks (EUA) x Johanne Defay (FRA)
15h48 - Tatiana Weston-Webb (BRA) x Brisa Henessy (CRC)
17h36 - Disputa pela medalha de bronze
18h12 - Disputa pela medalha de ouro