Rebecca Cheptegei, atleta de Uganda que disputou a maratona na Olimpíada de 2024, em Paris, morreu na madrugada desta quinta-feira (5), quatro dias após ser vítima de um ataque do ex-namorado.
“Lamentamos profundamente em anunciar o falecimento de nossa atleta Rebecca Cheptegei nesta manhã, vítima de violência doméstica”, informou a Federação de Atletismo de Uganda nas redes sociais. “Como federação, condenamos tais ações e clamamos por justiça. Que sua alma possa descansar em paz.”
No último domingo (1º), Rebecca estava na casa, no Quênia, quando foi atacada pelo ex-namorado, Dickson Ndiema. Segundo autoridades locais, Dickson foi ao local e os dois discutiram a respeito de imóveis.
Após a briga, o ex-namorado atirou uma lata de gasolina contra Rebecca e colocou fogo na atleta, que teve 75% do corpo queimado. Ela foi hospitalizada, mas morreu quatro dias depois em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
O ministro dos esportes de Uganda, Peter Ogwang, classificou o assassinato de Rebecca como um fato “trágico”, e informou que as autoridades quenianas estão investigando as circunstâncias da morte.
Rebecca Cheptegei tinha 33 anos. Nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, a fundista foi a 44ª colocada da maratona feminina com o tempo de 2h32min14s, sua melhor marca na temporada. A medalha de ouro ficou com a holandesa Sifan Hassan, com a marca de 2h22min55s.