Se a Olimpíada é o momento de união entre as nações, as equipes de tênis de mesa das Coreias do Norte e do Sul provaram isso nesta quarta-feira (31). Medalhistas de prata e bronze nas duplas mistas, as duas equipes tiraram uma selfie juntas no pódio da modalidade.
As Coreias estão divididas desde 1948, com as tensões entre os dois lados das fronteiras subindo nos últimos anos, principalmente devido aos testes com mísseis de longo alcance do lado norte.
Apesar disso, as relações costumam ser mais amistosas no lado esportivos. Os países já competiram com bandeira unificada em múltiplos eventos, inclusive em mundiais de tênis de mesa. Houve conversas para equipe conjunta nos Jogos de Tóquio, mas não avançaram.
As duas Coreias estão tecnicamente em guerra ainda. Um armistício foi assinado em 1953, mas um acordo definitivo de paz nunca foi atingido.
O ouro da competição ficou com a dupla chinesa. Gigante do tênis de mesa mundial, e constantemente foco das tensões e mediações na península coreana.