Os Jogos Olímpicos começam na próxima sexta-feira (26) em Paris, e a equipe do Donos da Bola tem moral para comentar sobre a maior competição esportiva do mundo. Afinal, o Craque Neto foi medalha de prata na Olimpíada de Seul, em 1988.
Eu tenho a medalha olímpica. Eu tenho medalha de prata, quem é que no mundo tem uma medalha de prata igual eu?
O Craque, então com 22 anos, fez parte do elenco que foi até a Coreia do Sul em busca do sonho Olímpico.
O elenco, comandado pelo técnico Carlos Alberto Silva, era recheado de craques que estariam seis anos depois no Tetra da Copa do Mundo. Taffarel, Jorginho, Mazinho, e Ricardo Gomes estavam com a Seleção Olímpica. Mais importante, Neto fez parceria de ataque com Bebeto e Romário, a dupla que encantou o mundo em 1994.
Apesar desse timaço, o Brasil não conseguiu subir no lugar mais alto do pódio. A equipe acabou sendo derrotada por 2 a1 na final contra a União Soviética. Mesmo assim, este seguiria sendo um dos melhores resultados do futebol masculino até 2016, quando finalmente veio o ouro.
No Donos da Bola, Neto pediu maior valorização do esporte olímpico brasileiro, destacando algumas das estrelas esportivas do país nos últimos anos.
“Olha aí essa menina, a Raíssa [Leal], do skate, a Pâmela [Rosa]. O Isaquias [Queiroz], que ninguém fala, só se fala dele em Olimpíadas, é um monstro de atleta da canoagem”, afirmou Neto.