Como 'Olimpíada dos influenciadores' fez Paris-2024 'bombar' e bater recordes

Segundo dados do Google Trends, evento na capital francesa bateu recorde de buscas entre os brasileiros

Da redação

Torre Eiffel durante Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris
REUTERS/Pawel Kopczynski

Se a Olimpíada de Paris-1924 foi a primeira com transmissão de rádio, um século depois a capital francesa sediou a primeira edição dos Jogos Olímpicos com cobertura dos influenciadores digitais.

Na Olimpíada do Rio, em 2016, os smartphones e as redes sociais com recursos de stories e lives não eram difundidos como hoje. Os Jogos em Tóquio, que aconteceram em 2021 e não em 2020 por causa da pandemia de covid, não tiveram público. Desta forma, a Olimpíada de Paris 2024 experimentou este formato de cobertura – com transmissões diversificadas e novos modelos de marketing e publicidade. Esse cenário pode explicar o fato de a Olimpíada de Paris ter sido a mais popular entre os brasileiros, segundo dados do Google Trends (confira o gráfico abaixo).

Fonte: Google Trends

Os números prévios do mês de agosto apontam para um sucesso da Olimpíada de Paris, que supera em buscas as edições de Rio-2016 e Atenas-2004, segundo a plataforma do Google de monitoramento de buscas e tendências em tempo real na internet. Ela coleta dados desde 2004 e também mostra que Atenas teve mais buscas do que os Jogos no Brasil.

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, os influenciadores se exibiram e mostraram que devem ocupar um espaço entre rádios e TVs na cobertura olímpica – a primeira Olimpíada com cobertura televisiva foi em Berlim-1936. Afinal, os produtores de conteúdo entregam novas alternativas para os anunciantes.

Segundo pesquisa ‘ROI & Influência 2024’, conduzida pelo Youpix em parceria com a Nielsen, 88% dos profissionais de marketing consultados pelo estudo afirmam que suas marcas realizam ações com influenciadores – mostrando a importância de se ter produtores de conteúdos em grandes eventos esportivos.

Para 76% dos ouvidos pela pesquisa, o marketing de influência é importante ou muito importante dentro do plano de comunicação, sendo que, para 41%, faz parte central da estratégia.

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