O brasileiro Hugo Calderano - que ainda compete nos Jogos Olímpicos de Paris no tênis de mesa por equipes - alcançou a terceira posição do ranking mundial do tênis de mesa e tornou-se o terceiro melhor mesa-tenista do mundo.
Depois do quarto lugar conquistado nos Jogos Olímpicos de Paris, o atleta subiu três posições e entrou no top-3 mundial. Trata-se da posição mais alta já ocupada por um mesa-tenista não-europeu e não-asiático.
Nesta terça-feira (6) o WTT (World Table Tennis, ou Tênis de Mesa Mundial) - organização criada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa e que administra os torneios da modalidade - divulgou uma atualização do ranking mundial.
Nele, aparecem a frente de Calderano apenas os chineses Wang Chuqin, com 7.925 pontos; e Fan Zhendong, campeão olímpico em Paris, com 5.523. Calderano aparece com 4.070 pontos - ao todo, 700 pontos foram conquistados com a quarta colocação nos Jogos Olímpicos.
Dois anos atrás, Calderano ingressou entre os três melhores mesa-tenistas do mundo e ocupou a terceira colocação por 12 semanas. Ao todo, o brasileiro está há mais de 300 semanas consecutivas entre os 10 melhores atletas da modalidade.
Hugo ainda compete nos Jogos Olímpicos de Paris e tem a possibilidade de aumentar sua pontuação. O Brasil encontra-se nas quartas de final do tênis de mesa por equipes.
O time masculino irá enfrentar a França na próxima quarta-feira (7) e, caso avance, os brasileiros poderão disputar uma vaga na final - para assegurar uma medalha olímpica - ou ir à disputa da medalha de bronze.