O brasileiro Hugo Calderano enfrentou o sueco Truls Moregard na manhã desta sexta-feira (2) pelas semi-finais dos Jogos Olímpicos de Paris. Dono da melhor campanha da história da modalidade brasileira, Calderano foi derrotado e irá lutar pela medalha de bronze no próximo domingo (4).
Brasileiro começou perdendo os primeiros pontos, mas Hugo se recuperou e começou a se soltar no jogo e abriu seis pontos de diferença aos 8 a 2. Em determinado momento, o jogo esteve 10 a 4 e o brasileiro teve seis game points. Após um grande rally e uma ótima recuperação de Moregard, o sueco emplacou oito pontos consecutivos e venceu o primeiro game.
O começo do segundo game foi muito disputado e com viradas no placar. Moregard recebeu uma punição por não levantar a bola na vertical durante o saque. Com outro empate de 10 a 10, a partida permaneceu empatada até Moregard acertar dois pontos consecutivos e fechar o game em 16 a 14.
No terceiro game, o brasileiro encontrou um ritmo melhor de jogo e conseguiu abrir uma pequena vantagem com um 9 a 5. O sueco ensaiou uma nova recuperação, mas com duas bolas rebatidas para fora da mesa, Calderano conseguiu fechar seu primeiro game e diminuir a liderança em 2 a 1.
No quarto game, pela primeira vez no jogo, o sueco conseguiu abrir uma boa vantagem com um 9 a 3 sobre o brasileiro. Calderano não conseguiu se recuperar e Moregard abriu 3 a 1.
No game decisivo, Hgo conseguiu conquistar um ponto num belo rally para se manter vivo na partida. Calderano abriu uma leve vantagem por 7 a 4, o sueco levou o jogo ao 10 a 10, e o brasileiro conseguiu anotar dois pontos consecutivos para vencer o quinto game - 3 a 2 para o sueco.
Hugo começou com uma devolução na rede no sexto game e o sueco aproveitou para largar em vantagem, com um 4 a 2, que se ampliou para 8 a 5. Hugo ensaiou uma recuperação, mas não foi o suficiente para ir a final olímpica.
Calderano retorna à mesa para a disputa do terceiro lugar no próximo domingo (4), às 8h30, pela disputa da medalha de bronze contra o francês Félix Lebrun.