Com a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris na tarde desta sexta-feira (26), internautas compararam a apresentação com o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.
“Nenhuma cerimônia de abertura vai superar o Rio 2016... Nós fizemos um verdadeiro espetáculo”, comentou um brasileiro no X (antigo Twitter).
“Rio 2016 sempre vai me fazer chorar e ter esse orgulho de ser brasileira”, disse outro comentário.
Momentos icônicos
Repleta de efeitos luminosos, a cerimônia de abertura da Rio 2016 ocorreu no estádio Maracanã, com organização feita de Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Fernando Meirelles.
Entre as passagens mais memoráveis, estão o desfile de Gisele Bündchen ao som de “Garota de Ipanema” e a imitação do mascote dos Jogos, Vinícius, da passarela da supermodelo.
O público cantou junto quando o cantor Jorge Ben Jor interpretou seu clássico “País Tropical”. O voo do 14 Bis ao som de Samba do Avião também foi muito aplaudido.
Uma coreografia elaborada contou a história da formação do Brasil, da vivência dos povos originários, passando pela chegada dos portugueses até a imigração de povos árabes e japoneses nos séculos XIX e XX.
Após o desfile dos atletas de cada país, o ex-tenista Guga entrou no estádio com a tocha olímpica. O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima foi responsável por acender a pira olímpica, que simbolizava o sol.