Brasil terá quinta-feira com 8 chances de medalha na Olimpíada

Brasileiros não são favoritos em todas disputas, mas contará com estrelas nos jogos e pode aumentar a coleção de medalhas olímpicas

Brasil terá quinta-feira com 8 chances de medalha na Olimpíada
Rebeca Andrade na Olimpíada de Paris 2024
Miriam Jeske/COB

A quinta-feira (1) será um dia emocionante para o Brasil na Olimpíada de Paris. O país tem 8 chances de conquistar medalhas, inclusive com participações de estrelas do esporte brasileiro.

2h30: marcha atlética masculina

O Brasil tem 3 atletas na disputa, mas a principal chance de medalha é com Caio Bonfim. E ele tem motivos para sonhar alto: conquistou medalhas nas últimas 8 competições que disputou, inclusive no Campeonato Mundial. Já foi quarto lugar na Olimpíada de 2016 e chega pronto para ir além.  

4h20: marcha atlética feminina

O Brasil também tem 3 mulheres na disputa. Erica Sena é mais experiente e quase conquistou medalha nos Jogos de Tóquio. Mas Viviane Lyra está em alta e também tem chances de pódio. Não são favoritas, mas podem surpreender.

A partir de 5h: judô feminino

Mayra Aguiar está entre brasileiras com mais medalhas na história. São 3 de bronze. Agora ela é candidata a medalha novamente, mas deu azar no sorteio: vai enfrentar a italiana Alice Bellandi, primeiro lugar no ranking mundial, logo na primeira luta. Se passar, assumirá a condição de favorita.

A partir de 5h: judô masculino  

Leonardo Gonçalves é o 11º do ranking mundial e já teve boas campanhas em Grand Prix de judô, inclusive com medalha de bronze em 2023. Enfrenta um adversário acessível na estreia e pode surpreender depois.  

10h30: canoagem slalom

Pepê Gonçalves vai disputar a semifinal e deve avançar para a decisão. Mas conquistar um pódio seria surpreendente. A principal especialidade dele é o caiaque cross.

13h15: ginástica artística

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva vão disputar a final individual geral, ou seja, as ginastas vão se apresentar em todos aparelhos e somar notas. Quem pontuar mais ficará com medalhas. A tendência é que o ouro fique com Simone Biles, mas Rebeca Andrade é favorita ao pódio e tem potencial para aproveitar possíveis erros da americana. Já uma medalha para Flavinha seria surpreendente.

14h: surfe

Se as condições do clima e do mar estiverem favoráveis, é possível que aconteça a reta final do surfe masculino, que tem dois brasileiros na disputa: Gabriel Medina e João Chianca vão duelar nas quartas de final. Quem avançar será favorito para brigar por medalha.

16h52: boxe

Keno Marley vai disputar as quartas de final e, se avançar, já garante pelo menos a medalha de bronze. Ele escapou de enfrentar um italiano vice-campeão mundial nesta etapa, pois ele foi surpreendido pelo uzbeque Lazizbek Mullojonov. Agora cabe ao brasileirao não ser surpreendido também.

Outras participações importantes do Brasil na quinta-feira:

4h Handebol: Brasil x Holanda

6h Tênis de mesa: Hugo Calderano x Woojin Jang

8h Vôlei feminino: Brasil x Japão

10h George e Andre (Brasil) x Partain e Benesh (EUA)

15h Ana Patricia e Duda (Brasil) x Gottardi e Menegatti (ITA)

Tópicos relacionados