Brasil perde para Alemanha, mas vence repescagem e irá lutar pelo bronze no judô

Torneio por equipe mista juntou os principais lutadores dos países classificados; brasileiros voltam para disputar a medalha olímpica contra o perdedor da semifinal entre França e ou Itália ou Uzbequistão

Da Redação

Judo do Brasil
Kim Kyung-Hoon/Reuters

O Brasil lutou e conseguiu uma vaga para disputar a medalha de bronze na modalidade de judô por equipes mistas nos Jogos Olímpicos de Paris. O duelo deverá ocorrer ainda hoje, na manhã deste sábado (03), às 11h do horário de Brasília.

No início dos confrontos, os atletas brasileiros abriram as oitavas de final com uma vitória contra o Cazaquistão por 4 a 2. Ao se classificar para as quartas, um duelo muito parelho e disputado contra a Alemanha foi decidido numa luta extra e pelo 'golden score', com vitória alemã por 4 a 3.

Na repescagem, o Brasil enfrentou a Sérvia e venceu sem dificuldades por 4 a 1. Agora, os judocas brasileiros aguardam a decisão do confronto entre a França - já classificada para a semi-final - e o vencedor da luta entre Itália e Uzbequistão.

Oitavas contra o Cazaquistão

Brasil começou o torneio contra o Cazaquistão, com Rafaela Silva contra Abida Abuzhakynova. A brasileira começou com maior paciência, reagindo aos movimentos da adversária e aplicou um waza-ari com um minuto de luta. Com 48 segundos para o fim do combate, Rafa conseguiu o Ippon e despachou a adversária.

Na segunda partida, Daniel Cargnin enfrentou Daniyar Shamshayev e começou com maior energia e recebeu dois shidôs de maneira consecutiva. Com uma certa tensão por estar "pendurado", Cargnin aplicou um waza-ari no atleta cazaque e abriu o placar. Por fim, Shamshayev conseguiu dar um ippon e empatou o combate entre Brasil e Cazaquistão.

Ketleyn Quadros e Esmigul Kuyulova iniciaram o combate com muita velocidade, o que resultou num waza-ari instantâneo para a brasileira. Poucos segundos depois, outro waza-ari para Ketley - o que resulta em um ippon - deu a vitória para o Brasil.

No quarto confronto, Rafael Macedo e Abylaikhan Zhubanazar fizeram o confronto masculino abaixo dos 90 kilos. Ambos receberam um shidô na abertura da luta. Num momento tenso da partida, Rafa conseguiu aplicar um waza-ari, mas o atleta cazaque pegou o brasileiro numa finalização e venceu o confronto.

A campeã olímpica Beatriz Souza enfrentou Kamila Berlikash em um confronto de muito domínio da brasileira. Foi o primeiro embate que foi para o 'golden score'. Com menos de um minuto, a campeã aplicou um waza-ari e recolocou o Brasil em vantagem.

Leonardo Gonçalves e Nurlykhan Sharkhan foram para a luta decisiva e o brasileiro quase conseguiu a finalização com poucos segundos. Com muita pressão, Leo conseguiu um waza-ari e, na sequência, prendeu o braço de Sharkan e conseguiu a finalização. Brasil classificado para enfrentar a Alemanha pelas quartas de final.

Quartas contra a Alemanha

Ao abrir o confronto com a Alemanha, Daniel Cargnin atucou com uma proteção no tornozelo devido a uma lesão. Com poucos segundos, o brasileiro sofreu um waza-ari de Igor Wandtke. Com dois shidôs, o alemão ficou "pendurado", mas conseguiu projetad Cargnin e anotar outro waza-ari para vencer a partida.

Ketleyn Quadros enfrentou a vice-campeã olímpica dos 70 quilos, Miriam Butkereit. A alemã confirmou o favoritismo e, sem grandes dificuldades, aplicou um ippon na brasileira. Alemanha abre dois a zero contra o Brasil.

Rafael Macedo entrou para o combate contra Eduard Trippel para manter o Brasil vivo no torneio. Um waza-ari com menos de dois minutos no placar forçou o brasileiro a ser mais agressivo. Em um rápido contra-ataque, Macedo aplicou um ippon e manteve o Brasil no combate. Brasil com 2 a 1 contra a Alemanha.

Beatriz Souza enfrentou Renee Lucht e partiu para o ataque, com um grande volume de entradas. Após dois shidôs, a alemã precisou se abrir no combate, o que ajudou a Beatriz a aplicar um waza-ari. Brasil empata o confronto com a Alemanha.

No último confronto masculino, Leonardo Gonçalves enfrentou Erik Abramov, que aplicou um waza-ari com 10 segundos de luta, e um ippon com outros 20 segundos.  

Rafaela Silva e Pauline Starke inicaram o confronto com muitos ataques e a brasileira aplicou um waza-ari rapidamente. Numa manobra revsta no árbitro de visto, Rafa teve seu segundo waza-ari confirmado.

O sorteio definiu que o confronto decisivo seria a categoria masculina acima dos 90 kilos: nova luta entre Leonardo Gonçalves e Erik Abramov. Novamente, com menos de um minuto, o alemão aplica um waza-ari e vence, por ser golden score.

Repescagem pela chance do bronze

Contra a Sérvia, a brasileira Ketlyn Quadros definiu a primeira partida com facilidade sobre Marica Perisic. Com duas quedas rápidas, o Brasil abriu 1 a 0 na repescagem, de olho na disputa da medalha de bronze.

No segundo confronto, Rafael Macedo enfrentou Nemanja Majdov e ambos protagonizaram uma das mais equilibradas lutas do dia. No 'golden score', o sérvio tomou dois shidôs em cinco segundos e foi eliminado. Vantagem de 2 a 0 para o Brasil.

Beatriz Souza teve um confronto extremamente rápido e levou um ippon com pouco mais de 20 segundos de confronto. Sérvia diminuiu a vantagem para 2 a 1.

Na estreia da modalidade por equipes, Rafael Silva, conhecido como 'Baby', pegou Aleksandar Kukolj e, numa luta muito parelha e disputada, o sérvio tomou três shidôs e foi desclassificado. Brasil com 3 a 1 no geral.  

No duelo decisivo, Rafaela Silva aplicou um waza-ari com 15 segundos de luta contra Milica Nikolic e finalizou o confronto com um ippon poucos minutos depois. Brasil classificado para a disputa da medalha de bronze.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.