Brasil não era campeão do vôlei de praia feminino desde estreia em Atlanta-1996

País não vencia o torneio feminino olímpico há 28 anos, com triunfo de Jaqueline/Sandra

Da redação

Brasil não era campeão do vôlei de praia feminino desde estreia em Atlanta-1996
Duda e Ana Patrícia celebram ouro na Olimpíada de Paris
REUTERS/Esa Alexander

Duda e Ana Patrícia foram campeãs do vôlei de praia feminino na Olimpíada de Paris 2024, nesta sexta-feira (9), e encerraram um amargo jejum do Brasil em torneios olímpicos.

Desde o título de Jaqueline/Sandra em Atlanta-1996, quando o esporte estreou em Jogos Olímpicos, nenhuma outra dupla tinha vencido a competição feminina.

Curiosamente, a final há 28 anos, nos Estados Unidos, foi 100% brasileira: Mônica/Adriana perderam de Jaqueline/Sandra e ficaram com a prata.

Com o ouro garantido, Duda admitiu que o jejum era um peso para as atletas brasileiras. O país é o maior medalhista da modalidade em Olimpíadas, com 14 medalhas (veja histórico a seguir).

"Eu não sei o que está passando, é uma coisa surreal. A gente viveu, sonhou, lutou e conseguiu depois de 28 anos [o Brasil voltou a ser campeão no vôlei de praia feminino]. A gente escutava isso todos os dias. (…) Um momento inexplicável, a gente nunca vai esquecer desse momento”, disse a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo à ‘Globo’.

“É até difícil de falar algo neste momento, estou tentando processar ainda. A gente nunca se vislumbrou com esse número 1 no ranking, a gente sempre acreditou muito no nosso trabalho. Eu queria aproveitar agora e dizer que, depois de Tóquio-2020, eu recebi tanta mensagem de julgamento, de ódio, de pessoas que queriam que eu desistisse”, disse Ana Patrícia à ‘Globo’.

A dupla brasileira Duda e Ana Patrícia venceu as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Paredes por 2 sets a 1 e conquistaram a terceira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos em Paris.

Elas venceram as rivais canadenses com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10.

Medalhas do Brasil no vôlei de praia em Olimpíadas

  • 1996 - Jaqueline/Sandra (ouro) e Mônica/Adriana (prata)
  • 2000 - Adriana/Shelda (prata), Zé Marco/Ricardo (prata) e Sandra/Adriana (bronze)
  • 2004 - Ricardo/Emanuel (ouro) e Adriana/Shelda (prata)
  • 2008 - Fabio/Márcio (prata) e Ricardo/Emanuel (bronze)
  • 2012 - Alison/Emanuel (prata) e Juliana/Larissa (bronze)
  • 2016 - Bruno/Alison (ouro) e Ágatha/Bárbara (prata)
  • 2024 - Duda/Ana Patrícia (ouro)

Tópicos relacionados