Esporte

Com emoção, Brasil conquista medalha de bronze inédita por equipes no judô

Rafaela Silva venceu luta decisiva para garantir a vitória do Brasil contra a Itália

Da Redação

Com emoção, Brasil conquista medalha de bronze inédita por equipes no judô
REUTERS/Arlette Bashizi

O judô garantiu mais uma medalha para o Brasil em Paris! Na disputa por equipes mistas, os judocas brasileiros bateram a Itália por 4 a 3 e conquistaram a medalha de bronze neste sábado (3).

Após ter perdido para a Alemanha nas quartas de final e vencido a Sérvia na repescagem, o Brasil foi para a disputa da medalha de bronze com Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leonardo Gonçalves, Rafaela Silva e Willian Lima.

Na primeira luta, Rafael Macedo enfrentou Christian Parlati na disputa até 90kg e ficou pendurado com muito tempo de luta após levar duas punições (shido), mas conseguiu se recuperar e vencer o italiano com um ippon no golden score.

A segunda luta, no +70kg, entre a medalhista de ouro Beatriz Souza e Asya Tavano, a brasileira foi rápida e em pouco tempo conseguiu jogar a italiana para o solo e vencer por imobilização.

O terceiro confronto, por +90kg, Leonardo Gonçalves perdeu para Gennaro Pirelli após tomar um waza-ari no golden score. Na sequência, Rafaela Silva derrotou Veronica Toniolo ao aplicar um waza-ari e imobilizar a italiana, abrindo 3 a 1 para o Brasil.

Precisando de apenas uma vitória para confirmar o bronze inédito na história dos Jogos Olímpicos, a equipe brasileira tomou um susto ao perder o quinto e sexto confronto. Willian Lima perdeu após sofrer um ippon de Manuel Lombardo no golden score e Katleyn Quadro perdeu para Savita Russo após ter a vantagem de um waza-ari e levar um ippon a 23 segundos do fim.

Com o empate em 3 a 3, foi realizado o sorteio para definir a luta de desempate, disputada já no golden score, e a escolhida foi Rafaela Silva, que repetiu a vitória contra Toniolo com um waza-ari e garantiu a primeira medalha do judô brasileiro por equipes mistas nas Olimpíadas.

Tópicos relacionados