Bia Souza após medalha de bronze por equipes: "Brasil agora é o país do judô"

Grupo de judocas brasileiros foi o primeiro na história a chegar ao pódio nos Jogos Olímpicos na categoria equipes mistas; vitória sobre a Itália no 'golden score' marcou a conquista inédita

Da Redação

Equipe mista brasileira de judô em Paris-2024
REUTERS/Kim Kyung-Hoon

O equipe mista brasileira de judô fez história na manhã neste sábado (3) após vencer a Itália pela disputa da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. É a primeira vez que o Brasil chega ao pódio olímpico através de uma equipe mista de judô.

Segundo Bia Souza - que também foi medalha de ouro na categoria individual -, o Brasil agora já pode ser considerado como "país do judô". "Esquece o futebol", brincou a atleta.

"Conquistei três sonhos de uma vez: a vaga olímpica, o ouro olímpico e bronze por equipe. Eu só tenho que agradecer, sou muito grata", declarou.

"Fico desacreditada que estou recebendo tanto carinho, ainda mais de muitos famosos. Muito desesperado. Nem pessoas, até que nunca nem me viram, começaram a me conhecer. Agradeço todo o carinho, todo o amor, toda a torcida", completou a campeã olímpica.

Leonardo Gonçalves, que também participou da conquista, brincou com a angústia dos minutos finais até a coroação do grupo como medalhistas olímpicos: "Brasileiro tem que sofrer, né. Quase morremos, mas deu certo. Nossa equipe é muito capacitada. A gente mereceu muito, estamos muito felizes".

Rafaela Silva, que quase conquistou o bronze na categoria individual, falou sobre a conquista pela equipe e de sua redenção na "luta da morte" contra a italiana. Após três judocas brasileiros e três atletas da Itália vencerem, Rafa foi sorteada para uma luta com 'golden score' - o primeiro a pontuar, vence.

"Quando vi que tinha o sorteio, subi no tatame pedindo meu peso. Queria muito, a gente tinha que sair com essa medalha. Tem atletas na primeira olimpíadas, tinha atletas na última, então tínhamos que sair com a medalha", afirmou.

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Rafa também falou sobre o choro após a conquista do bronze. "Choro de saber que viemos brigar por medalha. Infelizmente, bati na trave do individual e a medalha escapou. Mas estávamos se encontrando na vila e todo mundo falando que a gente tinha que 'medalhar'. A gente veio com objetivo de sair com essa medalha. Queríamos muito. Essa última vitória no sorteio favoreceu", contou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.