A judoca Beatriz Souza dedicou o ouro conquistado nesta sexta-feira (2) nos Jogos Olímpicos de Paris para a avó, que morreu em junho deste ano.
Em parte essa medalha vai para minha vó, ela faleceu há dois meses e eu queria provar para mim mesmo que toda a abdicação que eu fiz, de não ter ido para aniversários, encontros de família, fez valer a pena
A brasileira conquistou o título do judô feminino para mais de 78 kg após bater na semifinal a número 1 do mundo, a israelense Raz Hershko, e a francesa Romane Dicko, vice-líder do ranking, que contava com o apoio até do presidente francês Emmanuel Macron nas arquibancadas.
“Para ser campeã olímpica a gente tem que ganhar de todo mundo. Eu queria muito ser campeã, então tive que ganhar de todo mundo”, afirmou Bia.
Parceria de ouro
Outro agradecimento da judoca foi para a sua treinadora, Sarah Tavares, medalhista de ouro na categoria nos Jogos de Londres.
“Ela [Sarah] é incrível. Ela é extremamente inteligente taticamente e tecnicamente. Todo o planejamento que a gente fez no Pinheiros, com os técnicos, o alinhamento feito. Ela sempre estava ali por trás ajudando a gente”, disse a agora campeã Olímpica.