A soberania do basquete dos Estados Unidos segue! Em jogaço disputado até os minutos finais, o Dream Team comandado por Stephen Curry e LeBron James desbancou a Sérvia de Nikola Jokic por 95 a 91 e avançou à final dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, nesta quinta-feira (8).
As seleções entraram na Arena AccorGotels para 'acertar assunto pendente' desde a final ocorrida na Olimpíada do Rio-2016, com final feliz para os estadunidenses por 96 a 66, que rendeu a primeira medalha na história do basquete sérvio masculino.
A disputa acirrada
Mesmo com Stephen Curry 'pegando fogo' anotando 17 dos 23 pontos inicias dos Estados Unidos e matando cinco bolas de três, a vantagem dos sérvios começou a ser desenhada já no primeiro quarto.
A diferença chegou ao longo da partida em 17 pontos e ameaçou fortemente a hegemonia do 'Dream Team', que desde 2008 carimbam a presença na final levando o ouro em todas as oportunidades.
Com jogo coletivo encaixado e defesa bem postada, apesar do armador do Golden State Warriors furar bem o bloqueio, a Sérvia conseguiu anular durante a partida o maior cestinha de toda história dos Estados Unidos em Olimpíada, Kevin Durant, que terminou a partida com apenas nove pontos.
Enquanto ofensivamente, Bogdanovic, Jokic e Avramovic equilibraram as ações, combinando juntos 52 pontos.
Com 35 minutos e exatos 12 segundos na frente do placar diante dos norte-americanos, os sérvios viram a vitória escapar entre os dedos já no fim, após Curry e LeBron combinarem sequência de pontos decisivos no último quarto.
LeBron James escreve nome na história outra vez
O veterano de 39 anos 'King James', por sua vez , foi quem também resolveu aparecer no fim e anotou o 2° Triplo-Duplo da carreira nas Olimpíadas (16 pontos, 12 rebotes e 10 assistências).
Com a marca, o ala dos Los Angeles Lakers se isolou como o jogador com mais Triplos-Duplos na história das Olimpíadas, sendo apenas o quarto em toda a história da competição.
O desafio pelo penta ouro olímpico do basquete estadunidense acontecerá neste sábado (10), às 16h30 diante dos anfitriões franceses. Ainda mais cedo, a seleção comandada pelo destaque e novato Victor Wembanyama bateu a Alemanha por 73 a 69.