Após 12 anos, o Brasil está de volta às quartas de final do torneio de basquete nos Jogos Olímpicos e agora espera para saber qual o seu adversário: Canadá ou Estados Unidos.
Com a vitória por 85 a 71 da Alemanha contra a França nesta sexta-feira (2), pelo grupo do Brasil, somente um milagre poderia evitar que o time brasileiro tenha que encarar o Dream Team, formado pelos astros Lebron James, Stephen Curry, Kevin Durant e companhia.
Classificado como um dos melhores 3º colocados da fase de grupos, o Brasil enfrentará um dos melhores 1º colocados, que atualmente é o Canadá já equipes do mesmo grupo não podem se enfrentar nas quartas, mas a equipe americana ainda fará seu último jogo, contra Porto Rico.
Caso o time dos Estados Unidos derrote Porto Rico, que ainda não venceu em Paris-2024, em partida para este sábado (3), às 12h35, o Dream Team confirma a melhor campanha na fase de grupo e enfrenta o Brasil nas quartas de final.
Para fugir do confronto contra os americanos, o Brasil precisa torcer por uma improvável vitória de Porto Rico. Se esse cenário acontecer, o adversário do Brasil será o Canadá.
Na história, Estados Unidos e Porto Rico se enfrentaram 16 vezes, com apenas duas vitórias da equipe porto-riquenha. Mas, apesar do retrospecto negativo, uma dessas vitórias de Porto Rico aconteceu nos Jogos Olímpicos.
Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, Porto Rico também caiu no mesmo grupo dos Estados Unidos e venceu a equipe americana logo na estreia por 92 a 73. Lebron James, grande estrela do atual Dream Team, estava em quadra com 19 anos, ao lado de Carmelo Anthony e Dwyane Wade.