A ex-judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro em Londres-2012, é treinadora da Beatriz Souza, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, se tornou a primeira brasileira a ser campeã olímpica como atleta e treinadora no judô brasileiro.
Após a vitória de Bia Souza, contra a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, Sarah Menezes contou detalhes da estratégia para fazer com que Bia se tornasse a segunda medalhista de ouro do judô feminino no Brasil.
“Eu falei para a Bia que ela precisava se movimentar sempre e jamais aceitar a pegada da adversária. Se concentrar nela, procurar estar sempre ativa e ela fez certinho. A Raz ia na manda e ela movimentava o corpo, movia o quadril e eu incentivava. Ela foi persistindo, não mudou a estratégia em nenhum momento e isso foi muito bom”
Sobre como fez para baixar a adrenalina após Bia se classificação para a final, ao derrotar a francesa Rome Dicko, número 1 do mundo, Sarah contou que a judoca brasileiro encarou a disputa como um treino.
“Eu tinha combinado com ela desde o início que ela ia chegar na competição e ia fazer um treinamento mais intenso. Eram duas lutas e cada luta durava 4 minutos, com um intervalo de 25 minutos entre uma luta e outra, e ela topou”, disse Sarah Menezes.
“Seriam duas lutas de manhã e duas de tarde, aí a gente fez praticamente um jogo ali, ela se concentrou nisso e foi levando. Ela se concentrou para os Jogos Olímpicos como se fosse um treino”, completou a ex-judoca e agora treinadora.