A Copa do Brasil de 2021 já conhece os 16 times classificados às oitavas de final, e muitas equipes tradicionais ficaram pelo caminho na terceira fase da competição.
O São Paulo espantou a zebra e goleou o 4 de Julho por 9 a 1 no Morumbi depois de perder a ida por 3 a 2 no Piauí. Quem também confirmou o favoritismo foi o Santos, que bateu o Cianorte por 1 a 0 na Vila Belmiro - já havia ganhado o primeiro jogo por 2 a 0.
A última quarta-feira (09), porém, foi repleta de surpresas. Atual campeão, o Palmeiras se despediu precocemente do torneio ao perder por 1 a 0 para o CRB no tempo normal e por 4 a 3 na cobrança dos pênaltis.
O maior campeão da Copa do Brasil também ficou pelo caminho. A zebra foi a Juazeirense, que bateu o Cruzeiro por 1 a 0 em casa e depois se classificou nas penalidades - 3 a 2. O técnico Felipe Conceição foi demitido pela Raposa após a queda.
Mais um resultado inesperado foi a eliminação da Chapecoense, que havia vencido o ABC por 3 a 1 no primeiro jogo, mas foi derrotada por 3 a 0 na volta, em Natal.
Denílson “se vinga” após goleada do São Paulo; assista:
Já o Atlético-GO confirmou a vaga e deixou o Corinthians pelo caminho ao segurar empate sem gols em Goiânia - o Dragão venceu a ida por 2 a 0 em Itaquera. O Bahia, por sua vez, avançou após mais um triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova.
Vasco e Fluminense também estão nas oitavas. Depois de ganhar o primeiro jogo pelo placar mínimo, o Cruzmaltino avançou com empate por 1 a 1 com o Boavista. O Tricolor, por sua vez, perdeu por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, mas passou porque venceu a ida no Rio por 2 a 0.
Outro time da Série A nas oitavas é o Athletico-PR, que bateu o Avaí por 1 a 0 (a ida foi 1 a 1). O América-MG, por outro lado, decepcionou e foi eliminado pelo Criciúma nos pênaltis (3 a 2) após empate sem gols na ida e por 2 a 2 na volta.
Na quinta-feira, mais um time da primeira divisão caiu. O Inter foi derrotado por 3 a 1 pelo Vitória em pleno Beira-Rio e se despediu - o Colorado venceu a ida por 1 a 0.
O Grêmio, por outro lado, segue na disputa após empatar por 0 a 0 com o Brasiliense. No primeiro jogo, deu Tricolor 2 a 0.
Quem também não deu chance para a zebra foi o Atlético-MG, que voltou a vencer o Remo (2 a 1) e se classificou com vitória no placar agregado por 4 a 1.
Já no Clássico Rei, o Fortaleza bateu o Ceará por 3 a 0 e está nas oitavas - o primeiro jogo foi 1 a 1.
Por fim, nesta quarta (16), o último classificado foi o atual bicampeão brasileiro Flamengo, que voltou a vencer o Coritiba, fez 3 a 0 no placar agregado e garantiu sua vaga à próxima fase.
Sorteio dos duelos
A definição dos confrontos acontece em sorteio na próxima terça-feira (22), às 16h (de Brasília) e não há restrições para os confrontos. Ou seja, um clube pode enfrentar qualquer um dos outros 15 oponentes.
Confira os 16 times das oitavas da Copa do Brasil
Santos (eliminou o Cianorte)
São Paulo (eliminou o 4 de Julho)
Vasco (eliminou o Boavista)
ABC (eliminou a Chapecoense)
CRB (eliminou o Palmeiras)
Bahia (eliminou o Vila Nova)
Athletico-PR (eliminou o Avaí)
Fluminense (eliminou o Red Bull Bragantino)
Juazeirense (eliminou o Cruzeiro)
Atlético-GO (eliminou o Corinthians)
Criciúma (eliminou o América-MG)
Vitória (eliminou o Inter)
Atlético-MG (eliminou o Remo)
Fortaleza (eliminou o Ceará)
Grêmio (eliminou o Brasiliense)
Flamengo (eliminou o Coritiba)