Esporte

CBF mudou data da Copa do Brasil? Veja o que se sabe sobre polêmica nos bastidores

Alteração no calendário colocou Flamengo e Atlético-MG contra Corinthians e Vasco

Da redação

CBF mudou data da Copa do Brasil? Veja o que se sabe sobre polêmica nos bastidores
Staff Images/CBF

O fim de setembro foi marcado por uma batalha nos bastidores do futebol brasileiro. O motivo: as datas do Campeonato Brasileiro e das semifinais da Copa do Brasil.

Isso porque a seleção brasileira tem dois jogos em outubro pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. No dia 10, visita o Chile. No dia 15, recebe o Peru em Brasília.

O Flamengo teve o meia Gerson convocado pelo técnico Dorival Júnior, e ainda ficará sem outros atletas a serviço de seleções estrangeiras. No entanto, pediu a mudança dos jogos em competições nacionais que aconteceriam durante as datas Fifa.

Os jogos de volta da Copa do Brasil foram marcados para 16 de outubro, uma quarta-feira: Corinthians x Flamengo e Vasco x Atlético-MG. No fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, o Fla enfrentaria o Fluminense, enquanto o Corinthians receberia o Athletico.

Flamengo pede mudança de datas

Para fugir de desfalques referentes às convocações no duelo da Copa do Brasil, o Flamengo propôs uma mudança nas datas. O Fla-Flu aconteceria no dia 16, assim, como o Corinthians x Athletico; o duelo Corinthians x Flamengo aconteceria no fim de semana.

CBF acata mudanças

No último sábado (28), a CBF divulgou a tabela das semifinais da Copa do Brasil, acatando a mudança. O Vasco receberá o Atlético-MG no dia 19, enquanto o Corinthians encara o Flamengo no dia 20. Pela 30ª rodada do Brasileiro, Flamengo e Fluminense jogam no dia 17, assim como Corinthians e Athletico.

A entidade responsabilizou as competições sul-americana de clubes pela alteração.

“Em função das datas definidas pela Conmebol para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas (...) na data originalmente programada para o dia 17 de outubro”, informou a CBF, “após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições”.

“Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.”

Corinthians e Vasco reagem

Ainda no fim de semana, o Corinthians reagiu e criticou a mudança. Na terça-feira (1º), divulgou um comunicado manifestando “preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional”.

“A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições”, diz o texto.

“Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas”, acrescenta a nota.

O Vasco, por sua vez, comunicou que “prontamente recusou a alternativa da CBF de alterar o jogo do dia 17/10 (quinta-feira) para o final de semana 19/10 e 20/10, por ir contra aos regulamentos e, principalmente, por estabelecer, de forma injustificada, um benefício indevido a certos clubes em prejuízo de outros”.

Corinthians e Vasco decidiram então recorrer ao STJD – segundo o clube paulista, “questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos”.

Flamengo e Atlético-MG rebatem

Mas Flamengo e Atlético-MG contra-atacaram em notas oficiais ainda nesta terça-feira (1º). Enquanto os dirigentes provocavam, o Fla lamentou que Vasco e Corinthians “tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições”.

O discurso foi semelhante ao da nota do Atlético-MG. “O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis”, alfinetou.

CBF tira seleção do CT do Corinthians

Coincidência ou não, no mesmo dia, a CBF definiu uma mudança na preparação da seleção brasileira. Os treinos em São Paulo, que aconteceriam no CT Joaquim Grava, do Corinthians, foram transferidos para a Academia de Futebol, do Palmeiras. A preparação no local acontece entre os dias 7 e 9 de outubro.

“A entidade agradece ao Sport Club Corinthians Paulista por ter disponibilizado o Centro de Treinamento Joaquim Grava para a Amarelinha”, conclui o texto do anúncio.

Ednaldo Rodrigues é flamenguista?

A mudança de data provocou desconfianças nos torcedores a respeito do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Seria o dirigente torcedor do Flamengo?

Em 2023, no entanto, Ednaldo participou de um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou na ocasião que Ednaldo é torcedor do Vitória.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais