Na manhã desta sexta-feira (19), na BandNews FM, a comentarista Mônica Bergamo trouxe com exclusividade a informação de que o São Paulo já tem um novo técnico: o argentino Luis Zubeldía, ex-treinador da LDU, de Quito.
O anúncio deve acontecer nas próximas horas, e Zubeldía deve assinar um contrato com o Tricolor até o fim de 2025.
A tendência é que ele assuma o comando do São Paulo para o duelo contra o Barcelona-EQU, pela Libertadores, na próxima quinta-feira (25).
- Argentino, Luis Zubeldía é um dos nomes da nova geração de treinadores do país vizinho. Ele tem 43 anos e, embora seja jovem, já tem cerca de 15 anos de carreira no banco de reservas.
- Zubeldía foi jogador de futebol, mas precisou pendurar as chuteiras precocemente, aos 23 anos, por causa de uma grave lesão no joelho.
- O argentino tinha como sonho seguir no futebol e, para isso, ele trilhou dois caminhos: estudou jornalismo e fez curso para virar treinador. Ele ganhou a primeira oportunidade como auxiliar no Lanús, e, em pouco tempo, cavou um espaço para virar o comandante da equipe.
- Aos 27 anos, portanto, Zubeldía tornou-se o treinador mais jovem na história do futebol argentino.
- A partir daí o treinador rodou pelo mundo da bola. Ele tem passagens por Racing-ARG, Barcelona-EQU, Cerro Porteño-PAR e Alavés-ESP.
- O último trabalho de Zubeldía foi na LDU, do Equador. Com o time de Quito, foi campeão da Copa Sul-Americana em 2023 e terminou a passagem com bons números. Entre 2022 e 2023, foram 70 jogos, 40 vitórias, 22 empates e nove derrotas, com 130 gols marcados. Isso dá um aproveitamento de 67,6%.
- Em sua carreira como treinador, Zubeldía costuma montar equipes que priorizam a posse de bola e pressão a alta, buscando o controle do jogo.
- Na LDU, seu último trabalho, o time era organizado em um 4-4-2, com duas linhas de quatro jogadores. Os atacantes eram os principais responsáveis por apertar os zagueiros e atrapalhar a saída de bola adversária.
Retrospecto entre Zubeldía e São Paulo
Uma curiosidade é que os caminhos de Zubeldía e do São Paulo já se cruzaram, em 2020 e 2023, com o técnico argentino eliminando o tricolor em pleno Morumbis nas duas ocasiões.
Em 2020, o argentino comandava o Lanús-ARG, que foi à São Paulo e eliminou o gigante paulista na Sul-Americana. O resultado agregado foi de 6 a 5 para o Lanús, que se classificou e deixou o São Paulo pelo caminho.
Já o encontro mais recente entre Zubeldía e São Paulo também ocorreu na Sul-Americana, mas na edição do ano passado, quando a LDU eliminou o Tricolor nos pênaltis, dentro do Morumbis, e foi à semifinal do torneio continental.