O Conselho Técnico da Fifa aprovou por unanimidade o novo formato do Mundial de Clubes. A partir de 2025, o torneio terá 32 clubes e será disputado entre junho e julho.
Como vai ser o novo Mundial em 2025?
Como já estava nos planos da Fifa antes da pandemia, o Mundial de Clubes vai mudar. A entidade oficializou nesta terça-feira (14) a nova versão, a partir de 2025, que contará com 32 times e será disputada de quatro em quatro anos.
A Fifa ainda não deu detalhes do formato da competição, mas é possível que o Mundial de Clubes adote o esquema da Copa do Mundo. Ou seja, 8 grupos com quatro participantes em que dois avançam de fase; em seguida, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
“Será como a Copa do Mundo das seleções”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa, dias antes da decisão do Mundial do Catar, no final do ano passado, quando questionado sobre o torneio entre clubes.
Nesta terça-feira, a entidade detalhou como será a divisão de vagas por confederação: a Conmebol, que gere o futebol sul-americano, contará com seis representantes. Vale destacar ainda que a distribuição das vagas dentro dos continentes será definida pelas respectivas entidades.
Divisão de vagas do novo Mundial de Clubes
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Mundial 2023 será na Arábia Saudita e com formato antigo
O triunfo do Real Madrid no Marrocos no sábado passado não foi a última edição do Mundial de Clubes no formato atual. A Fifa anunciou que a temporada 2023 terá o torneio com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede).
O torneio de 2023 será realizado de 12 a 22 de dezembro deste ano, na Arábia Saudita. Esse modelo, porém, não está garantido para 2024.